James Cameron irá dirigir "Avatar", seu primeiro longa-metragem de ficção desde o blockbuster premiado com o Oscar "Titanic", de 1997.
O roteirista e diretor vai começar a fotografia virtual do épico de ficção científica em abril. A parte de ação ao vivo começa a ser filmada em agosto, e a previsão é que o filme seja lançado em 2009, segundo a Fox Filmed Entertainment. O filme será rodado num novo formato digital em 3D, para ser lançado em 3D.
Cameron já passou anos pesquisando os vários processos necessários para criar o híbrido de ação ao vivo e animação, orçado em 190 milhões de dólares e que ele jura não irá custar mais de 200 milhões de dólares.
"Minha meta é recriar os momentos místicos estarrecedores sentidos por minha geração quando vimos pela primeira vez '2001 - Uma Odisséia no Espaço', ou então o 'Star Wars' da próxima geração", disse ele. "Levei dez anos para encontrar algo suficientemente difícil para ser interessante."
Nem o diretor nem a Fox querem ultrapassar o orçamento previsto, como aconteceu com "Titanic", que custou 200 milhões de dólares. "Vamos rodar apenas um mês de ação ao vivo, tudo no set. É controlável. Não há problemas com condições meteorológicas. Não haverá água neste filme."
Em parte devido ao trabalho feito com seis documentários, incluindo "Ghosts of the Abyss", a equipe da Lightstorm Entertainment, de Cameron, já pesquisou uma mistura potencialmente inovadora de fotografia e técnicas de produção virtual realística para "Avatar", que terá personagens virtuais.
"Avatar", cujo roteiro é de Cameron, marcará a volta do diretor ao gênero de aventura de ficção científica. Ele escreveu a primeira versão do roteiro há 11 anos. O filme trata de um ex-marine ferido que, a contragosto, é enviado para explorar o longínquo planeta Pandora. Ele se envolve numa batalha pela sobrevivência dos habitantes do planeta, chamados Na'avis, e se apaixona por uma delas.
Para o papel principal, o do aventureiro planetário de 22 anos, Cameron procurou um rosto novo. O escolhido foi o ator australiano Sam Worthington, que já foi visto em "Somersault" e "Jogo Sujo" ("Dirty Deeds"), além de ter sido cogitado para o papel de James Bond.
"Ele é um sujeito durão, um jovem Russell Crowe", disse Cameron. "Parece que os homens crescem diferentes na Austrália."
Zoe Saldana, que atuou em "O Terminal" e "Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra", será o par romântico de Sully, uma das alienígenas primitivas do planeta. Ela será um personagem computadorizado, enquanto Sully vai viver em forma humana (ação ao vivo) e de "avatar" (criado por imagem computadorizada).
A fotografia principal terá lugar em Los Angeles e na Nova Zelândia. Os efeitos visuais ficarão a cargo da produtora premiada com o Oscar Weta Digital, de Wellington (Nova Zelândia), do diretor Peter Jackson ("O Senhor dos Anéis"). Promete!
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Deixe sua opinião