• Carregando...

São Paulo (AE) – "Para Cá de 2001", só para citar um de seus títulos emblemáticos que viraram hits, os Mutantes continuam a ser o metro da modernidade do rock brasileiro e muito além. Kassin, Marisa Monte, Pato Fu, Beck, Belle & Sebastian e muitos mais foram, vão e irão estudar ali suas dimensões de psicodelia, experimentalismo, bom humor, invenção e multiplicidade rítmico/temática. Quem quiser conferir as referências (se bem que o importante não é isso, é a arte dos Mutantes em si) tem uma nova oportunidade agora, com o relançamento da discografia essencial do grupo, de 1968 a 1973.

A nova edição traz os álbuns Os Mutantes (1968), Mutantes (1969), A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970), Jardim Elétrico (1971), Os Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets (1972) e O A e o Z (de 1973) em melhores condições do que surgiram pela primeira vez em CD, em 1992. Todos os álbuns foram remasterizados e voltam com as imagens de capa mais bem definidas, com cores mais firmes, e textos do pesquisador Marcelo Fróes.

Além destes, a coleção inclui Tecnicolor – que o grupo registrou em Paris em 1970, mas só foi lançado em 1999, com uma bizarra arte gráfica assinada por Sean Lennon, outro de seus admiradores. Completam o pacote o raríssimo A Banda Tropicalista do Duprat (1968), que tem participação do grupo em quatro faixas, e Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972).

Este, supostamente, seria um disco de Rita Lee, mas como todo mundo sabe, é dos Mutantes. "O contrato com a gravadora previa um disco por ano e eles já tinham feito um. Mas aí surgiu o Estúdio Eldorado e eles ficaram loucos e lançaram esse com o nome de Rita para driblar o esquema da gravadora", lembra Fróes.

A criação do lendário Estúdio Eldorado, com 16 canais de gravação, foi um lampejo de Primeiro Mundo diante das precárias condições técnicas da época. Para se ter uma idéia do avanço, como lembra Fróes, "a Universal só passou de quatro para oito canais em 1976". Todo mundo aderiu naquele ano.

O deslumbre dos Mutantes com o novo estúdio se reflete em notáveis resultados sonoros. Em "De Novo Aqui Meu Bom José", a voz de Rita Lee aparece multiplicada por 64, quatro vezes em cada um dos 16 canais. No fim da faixa anterior, "Tapupukitipa", entre uma peripécia e outra, eles incluíram uma conversa justamente sobre a utilização dos canais. Para provocar, no fim da última faixa, fica a pergunta: "Você entendeu?"

Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida é o álbum mais experimental dos Mutantes e marca o início do fim. O título é premonitório já acenava com o rompimento entre os irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Baptista e Rita Lee. À revelia deles, ela já tinha lançado o primeiro álbum-solo, em 1970, o comercialmente bem-sucedido Build Up.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]