No filme Em Seu Lugar, Curtis Hanson realiza uma proeza que nem Martin Scorsese conseguiu em Gangues de Nova York: tirar de Cameron Diaz uma boa atuação. É claro que ela interpreta uma garota bonita, comum e com dislexia (descrição de mais ou menos todos os papéis que ela fez na vida), mas ao menos consegue fugir do estereótipo "gracinha desmiolada" que grudou em sua imagem desde Quem Vai Ficar com Mary? (1998).

CARREGANDO :)

Apesar do esforço de Cameron, quem leva o filme no bolso é, na primeira metade, Toni Collette (Um Grande Garoto) e, na segunda, Shirley MacLaine (a estrela de Laços de Ternura, hoje com 72 anos). A história, baseada no livro de Jennifer Weiner, fala sobre duas irmãs de personalidades tão diferentes quanto Bush e Clinton.

Maggie (Cameron) é linda, loira e desempregada. Flerta com homens só para ganhar drinques e, quase sempre, termina a noite em estado deplorável e incomodando a irmã Rose (Toni). Esta é morena e um pouco acima do peso. Uma das melhores advogadas da firma, tem uma vida sexual recém-aquecida pelo envolvimento com um colega de trabalho. Elas perderam a mãe quando ainda eram crianças, têm um bom relacionamento com o pai, mas precisam engolir uma madrasta intragável.

Publicidade

Um dia, mexendo nas coisas do pai, Maggie encontra várias cartas lacradas que a avó materna teria enviado em seus aniversários. A descoberta a arrebata e, depois de se desentender com a irmã, viaja à Flórida para bater na porta de Ella (Shirley), viúva bem-humorada que mora em uma comunidade para idosos. A relação com a avó que imaginava morta leva Maggie a mudar de atitude, mas não resolve os problemas. De volta à Filadélfia, Rose não sabe que fim levou a irmã e planeja se casar.

Curtis Hanson humaniza muito suas personagens e, embora o filme se encaminhe para a solução típica de uma produção que procura entreter sem ofender, o percurso até esse desfecho é bastante agradável. O cineasta de Garotos Incríveis e 8 Mile – Rua das Ilusões é conhecido pela capacidade de dirigir atores – tanto que tirou de Eminem uma interpretação crível e rendeu a Kim Basinger um Oscar por Los Angeles – Cidade Proibida.

Acostumado a trabalhar com obras de escritores renomados – como James Ellroy e Michael Chabon, Hanson, com Em Seu Lugar, parte da obra de uma escritora de best sellers, Jennifer Weiner. No Brasil, ela teve seu livro de estréia editado – Bom de Cama, pela Leganto –, e o título que inspirou o filme deve sair em breve pela Record. Nos EUA, quatro de suas obras se tornaram best sellers.

Hanson não subestima seus atores e nem seu público. Em Seu Lugar é um ótimo entretenimento com atores talentosos e uma boa história. Só isso já o coloca acima da média. GGG1/2