High School Band: personagens estereotipados, porém humanos| Foto: Divulgação

São Paulo - High School Band, que estreia apenas em cópias dubladas nesta sexta-feira (11), tem mais qualidades do que leva a crer seu título. Contra a vontade dos distribuidores, existem poucas semelhanças com os filmes e a série de televisão High School Musical. Na verdade, High School Band é muito superior a qualquer um dos episódios da produção da Disney e merecia sobreviver sozinho sem precisar parecer um subproduto do mundo de Mickey Mouse.

CARREGANDO :)

As semelhanças ficam mais por conta da presença de Vanessa Hud­gens, protagonista de HSM, mas ela aparece relativamente pouco, deixando espaço para dois atores realmente de talento, Aly Michalka e Gaelan Connell (Chocolate), e o mesmo cenário escolar. O universo é o da high school norte-americana, que os adolescentes brasileiros estão cansados de conhecer e de saber como funciona.

Connell é Will Burton, um garoto meio "nerd" que, com sua mãe, Ka­­ren (Lisa Kudrow, a Phoebe, da série Friends), muda-se para uma nova cidade e escola, onde não se dá ao trabalho de se adaptar ou fazer amigos. A verdade é que o rapaz nunca foi muito de se enturmar, prefere ficar ouvindo seu iPod e enviar e-mails diários para David Bowie, embora o astro do rock jamais tenha respondido algum.

Publicidade

Will ficará amigo de Charlotte (Aly), a garota mais descolada da escola, que desistiu da popularidade sabe-se lá porquê. E também de Sa5m (Vanessa) – realmente, o "5" no meio do nome dela não serve para absolutamente nada – uma garota tão isolada quanto ele e que não pensa em fazer amigos.

Josh A. Cagan e o diretor do filme, Todd Graff, fizeram direitinho a lição de casa quando escreveram o roteiro e tudo aquilo que se espera do gênero high school está na tela. Will ficará em dúvida se gosta de Sa5m ou Charlotte – mas esta tem um ex-namorado esnobe (Scott Porter). Ele, aliás, é o líder e vocalista da banda da escola que, no ano anterior, participou de um concurso, chamado Bandslam. Mas Will irá montar sua própria banda de nerds e a inscreverá na mesma competição.

Ainda assim, High School Band sobrevive como algo minimamente sensível e honesto – em oposição ao bom-mocismo dos filmes Disney. Por mais estereotipados que os personagens sejam, aqui eles mantêm algo de humano.