Desfechos
Confira os alguns dos acontecimentos que deme marcar os capítulos finais de Páginas da Vida.
Ao descobrir a traição de Greg (José Mayer) com Sandra (Danielle Winits), Carmem (Natália do Vale) irá tentar matar a amante do marido, mas o tiro acaba acertando o próprio. Especulações dão conta de que, para se vingar de Greg, Carmem irá investir no jardineiro da mansão de Tide (Tarcísio Meira), o personagem Domingos, interpretado pelo curitibano Joelson Medeiros.
Inspirado pelo caso do ganhador da megasena Rennê Senna, supostamente assassinado pela mulher, Manoel Carlos fará o personagem Machadão (Victor Castiel), porteiro do apart-hotel onde vive Sandra (Danielle Winits), ganhar na loteria e ficar milionário da noite para o dia, atraindo a atenção e o amor repentino da louraça.
Já a indecisão de Isabel (Viviane Pasmanter) terá fim quando Lívia (Ana Furtado) a procura e pede que ela decida de uma vez por todas se quer ou não ficar com Renato (Caco Ciocler). Para a alegria dos telespectadores, a romântica fotógrafa irá ceder.
Daqui a nove dias, os telespectadores que acompanham a trama de Páginas da Vida, novela escrita por Manoel Carlos, exibida desde julho do ano passado, poderão, finalmente, conhecer o desfecho de histórias que tiveram início nos primeiros capítulos da novela e que até hoje permanecem em aberto. Apesar de sempre ter mantido uma boa audiência uma média de 47 pontos no Ibope, com picos de 60 , a novela do dramaturgo carioca vem sendo alvo de críticas por parte de atores e público, graças ao atraso na entrega dos capítulos e à conseqüente falta de ação.
Com a expectativa inicial de abordar temas polêmicos como Síndrome de Down, aids, bulimia e homossexualismo, Páginas da Vida acabou reduzindo tais temas a assuntos secundários e tratados com certa superficialidade. O carisma e a espontaneidade da atriz-mirim Joana Mocarzel (portadora da Síndrome de Down na vida real), que interpreta a personagem Clara, acabou prevalecendo sobre uma discussão mais aprofundada e informativa a respeito da alteração cromossômica. A bulimia da bailarina Giselle (Raquel de Queiroz), apesar de presente na vida da personagem desde o início da trama, só chegou a suas conseqüências máximas recentemente, quando a adolescente acabou internada. Já o casal gay da trama, Rubinho (Fernando Eiras) e Marcelo (Thiago Picci), prometiam ser motivo de um debate acalorado em relação à adoção de crianças por homossexuais, fato poucas vezes mencionado pelos próprios personagens até o momento.
Outro personagem que, literalmente, aguarda algum desenvolvimento na trama é o soropositivo Gabriel (Miguel Lunardi), que permanece em uma cama de hospital desde sua primeira aparição.
Por essas e outras, os próximos capítulos de Páginas da Vida prometem uma agilidade até agora não empregada com eficiência na trama. Em apenas nove dias, Maneco há de dar conta de resolver com quem ficará a guarda de Francisco (Gabriel Kaufmann), qual será o destino da vilã Marta (Lília Cabral), como Carmem (Natália do Vale) irá reagir ao descobrir a traição de Greg (José Mayer) com Sandra (Danielle Winits), e muitas outras situações que vêm se desenrolando ao longo da trama em ritmo de tartaruga pelos mais de cem personagens que a compõem. (leia mais sobre o desfecho de alguns personagens no quadro ao lado).
Mudança de bairro
No dia 5 de março, a sofisticação do Leblon, bairro da zona sul carioca onde se passa a trama de Páginas da Vida, dará lugar à decadência e à marginalidade de Copacabana, cenário que ambienta a mais nova trama de Gilberto Braga, Paraíso Tropical.
Com direção de núcleo de Dennis Carvalho, a próxima novela das oito já vem sendo divulgada por meio de chamadas televisivas em que turistas de várias partes do mundo exaltam as belezas naturais do Rio de Janeiro.
Mas os depoimentos, que mais parecem propaganda do Ministério do Turismo, são na verdade o oposto do que a novela irá mostrar, revelando desde já o cinismo perspicaz de Gilberto Braga, utilizado com maestria em produções como Celebridade e Vale tudo. O "paraíso tropical" do dramaturgo é composto por gente disposta a vencer na vida a qualquer preço, desde empresários milionários inescrupulosos a alpinistas sociais.
A novela marca a estréia da talentosa Alessandra Negrini (Engraçadinha...Seus Amores e Seus Pecados) como protagonista de novelas das oito. A atriz irá viver as gêmeas Paula e Taís, uma boa e a outra má, referência à personagem de Glória Pires em Mulheres de Areia (1993). Já o mocinho da vez (e par da gêmea boazinha) será o galã Fábio Assunção, que vive Daniel Bastos, filho do caseiro do poderoso empresário Antenor Cavalcanti (Tony Ramos). Antenor, após perder o único filho de 16 anos, passa a considerar Daniel o herdeiro de seu patrimônio, preferência que desperta a ira de seu ambicioso sobrinho, Olavo (Wagner Moura), obstáculo permanente na vida Daniel, especialmente após sua união com a gêmea má, Taís.
Entre as beldades do elenco estão Camila Pitanga, que vive a prostituta Bebel e Maria Fernanda Cândido, na pele da advogada Fabiana. Ambas se envolvem com o mulherengo Antenor, que apesar de casado com Ana Luísa (Renée de Vielmond), mantém Fabiana como amante fixa e Bebel como programa casual. Mas a falta de caráter de Antenor deve ser consertada por Lúcia, boa moça interpretada por Glória Pires, repetindo a bem-sucedidda parceria dos atores em Belíssima e no cinema com Se Eu Fosse Você.
A nova trama de Gilberto Braga inclui ainda nomes como Reginaldo Farias, Yoná Magalhães, Débora Duarte, Sérgio Marone, Bruno Gagliasso, Paulo Vilhena, Marcello Antony, Vera Holtz, Hugo Carvana e participações especiais de Suzana Vieira, Marcos Palmeira e Carmem Verônica (a vedete Mary Montilla, que repetirá sua personagem de Belíssima).
Além dos rostos já conhecidos, um grupo de novos talentos foi escalado às pressas para compor o núcleo jovem da novela, um tanto defasado pelo numeroso elenco de Páginas da Vida e pela migração de muitos atores para as novelas da Record.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião