O Ministério da Cultura (MinC) anunciou, na última segunda-feira, a criação do DOCTV Ibero-América, programa de apoio à produção de documentários em 13 países latinos-americanos, além de Portugal e Espanha, organizado pela Caaci (Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-Americanas). O modelo do projeto é a bem-sucedida experiência do DOCTV brasileiro, que em dois anos ajudou a produzir dezenas de documentários que foram veiculados na Rede Pública de Televisão a terceira edição está com inscrições abertas até amanhã (no Paraná, informações no site www. pr.gov.br/ rtve).
O DOCTV Ibero-América prevê a realização de um documentário por país incluído no programa cada selecionado em concurso receberá US$ 100 mil para produção; os recursos vêm de um fundo internacional criado por Brasil, Argentina, Venezuela e México. "Esse valor foi definido para que se tivesse recursos adequados para a produção de grandes documentários, atraindo também a participação de importantes cineastas", revela Orlando Senna, secretário do audiovisual do MinC. Ele acredita que, em breve, outros países latinos terão uma versão própria de DOCTV (a Venezuela já criou a sua) e que também aumentarão sua cota de participação no Ibero-América, produzindo mais de um documentário por edição.
O regulamento do concurso do DOCTV Ibero-América está no site www.cultura.gov.br/apoio_a_projetos/ editais/index.html. Os filmes produzidos serão veiculados na tevês públicas dos países participantes a partir de agosto de 2007.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas