O jovem regente de Wroclaw, na Polônia, se prepara para conduzir, novamente e do mesmo ponto, a Sinfonia n.º 3, de Mendelssohn. Leva os braços à frente do corpo e hesita: ele está sendo observado por Kurt Masur, um dos maiores maestros da atualidade. Junta as palmas das mãos, olha para o teto do teatro e respira fundo. Só quando julga ter captado a positividade de que fala o mestre, volta a reger a sinfonia. A cena do documentário Uma Aventura Musical Kurt Masur (Biscoito Fino), se torna ainda mais representativa momentos depois, no concerto final da orquestra polonesa. A apreensão do regente nos ensaios é trocada por uma expressão de alegria quase teatral.
As Master Classes do alemão Kurt Masur em orquestras do Brasil, Polônia e Estados Unidos, documentadas sob a direção da israelense Amit Breuer, em 2005, são marcadas pela tentativa do maestro de fazer os jovens regentes conduzirem expressando os sentimentos e significados de obras de compositores como Mahler, Brahms, Dvorák, Barber, Strauss e Beethoven. Masur recorre às experiências de sua própria vida para falar sobre amor, tristeza, dor e desespero, e tenta fazer com que os jovens maestros façam o mesmo. Partindo para métodos mais drásticos, chega a pedir a um regente que conduza com uma das mãos no bolso.
Um dos resultados, além de imagens significativas da imersão emocional e psicológica que o maestro promove ao longo do ciclo de orquestras que percorre, é o registro de suas próprias memórias. O documentário acompanha os relatos de Masur enquanto caminha pela cidade onde nasceu (então Brieg, na Alemanha, hoje Brzeg, na Polônia). Prestes a completar 84 anos em 2011, Masur fala de sua infância, da igreja que frequentava e da doença que o fez abandonar o piano e se decidir pela regência, entre outras passagens que conta para as câmeras e para os alunos das Master Classes. Entre as lições, está um importante apelo por um pelo retorno à humanização tanto dentro quanto fora dos concertos. GGG1/2
Serviço
Uma Aventura Musical Kurt Masur. Biscoito Fino. R$ 49,90. Documentário.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião