Dona Bárbara e seu Irineu moram em Campo Largo. Há anos transformam vime em cestas e fazem de sua arte uma forma de renda alternativa. Mas a quem revelar que os galhos devem ser cortados só quando estiverem vermelhos ou o melhor método para separar as varinhas de madeira já que não há ninguém interessado no processo artesanal do casal?
Essas e outras histórias sobre o artesanato de Curitiba e região metropolitana estão no documentário Sobre o Fazer..., da cineasta Josina Melo, que estreou ontem na Cinemateca de Curitiba.
O filme foi produzido pela Fundação Cultural de Curitiba com apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos como parte das ações de identificação e resgate do patrimônio imaterial.
Dividida em duas partes, a produção, que demorou dois anos para ficar pronta, registra a produção de mais de 20 "artistas artesãos", como define Josina, localizados em oito municípios da grande Curitiba. Ganham espaço pessoas simples que fazem de matérias-primas como madeiras, sucatas, vime e palha de milho, obras artesanais que são vendidas em um comércio ainda inexpressivo.
Josina Melo também dirigiu o documentário Helena de Curitiba (2005), sobre a poetisa paranaense Helena Kolody.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
A “pedalada” que pode levar à queda de Lula. Leia na Gazeta Revista
Deixe sua opinião