"Dois filhos de Francisco", da Conspiração Filmes, foi escolhido para disputar uma vaga pelo Brasil entre os indicados ao Oscar de filme estrangeiro.

CARREGANDO :)

Maior sucesso de bilheteria do cinema brasileiro este ano, com mais de 2,6 milhões de especatores até o momento, o filme dirigido por Breno Silveira, que narra a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, bateu 12 candidatos.

Seus maiores rivais foram "Casa de areia", de Andrucha Waddington (também produzido pela Conspiração), e "Quase dois irmãos", de Lucia Murat.

Publicidade

A comissão responsável pela seleção do representante brasileiro este ano foi formada exclusivamente por críticos de cinema. São eles: Andréa França (RJ), Jaime Biaggio (RJ), João Carlos Sampaio (BA), Maria do Rosário Caetano (SP), Paulo Santos Lima (SP), Rubens Edwald Filho (SP) e Sérgio Moriconi (DF).

Depois de todos os países indicarem seus representantes, a Academia de Cinema de Hollywood tem a tarefa de escolher apenas cinco filmes do mundo inteiro para concorrer ao Oscar de melhor longa estrangeiro. Essa lista sairá em janeiro de 2006.

A Alemanha, por exemplo, já tem seu candidato. É "Sophie Scholl - Os últimos dias". O filme ganhou dois Ursos de Prata em Berlim (melhor direção para Marc Rothemund e melhor atriz para Julia Jentsch) e deverá ser um forte concorrente de "Dois filhos de Francisco". A comissão que escolheu o longa disse que "Sophie Scholl" possui "grande intensidade e conta com atuações impressionantes".

A festa do Oscar acontece em 5 de março.

Publicidade