O Cavaleiro da Triste Figura volta a ter ares de um homem apaixonado e sonhador no espetáculo Dom Quixote, do Ballet Nacional de Cuba. A criação do escritor espanhol Miguel de Cervantes tem várias adaptações para o balé, mas o ingênuo personagem ganha relevância e singularidade na montagem cubana.
Em maio deste ano, o público curitibano pôde assistir a um trecho do espetáculo, incluído em um pot-pourri de clássicos como Giselle, A Bela Adormecida e O Lago dos Cisnes. Agora, poderá assistir à versão integral do espetáculo, em apresentações neste sábado e domingo, no Teatro Guaíra. O Ballet Nacional de Cuba surgiu em 1948, por iniciativa da coreógrafa Alicia Alonso, hoje com 85 anos. À época, ela se firmava como uma das melhores bailarinas do mundo e resolveu abrir sua própria companhia. Em 1959, o grupo ganhou o apoio do governo revolucionário de Fidel Castro. Foi transformado em estatal e seguiu carreira com apresentações em todo o mundo.
Como diretora artística de Dom Quixote, Alonso acompanha os bailarinos nesta última temporada pelo Brasil, que começou no dia 10 deste mês e vai até 15 de dezembro, com apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
Para produzir o espetáculo, em 1988, as coreógrafas Martha García e María Elena Llorente pesquisaram adaptações de Dom Quixote de la Mancha feitas por outras companhias, com a finalidade de criar algo original. O processo de criação baseou-se no original para o balé de Marius Petipa e Alexander Gorski.
Apresentado em diversos países, o espetáculo dividido em um prólogo e três atos recebeu críticas positivas da imprensa especializada internacional. Muitas, inclusive, de jornais espanhóis, que lhe conferiram credibilidade e autenticidade.
"Eu diria que é um dos nossos melhores momentos. Temos muitos talentos e êxito em todo o mundo. Estamos fazendo uma turnê mundial, que começou em nossa pátria, Cuba, passou pelos Estados Unidos, pela Europa, e agora estamos na América do Sul", conta a diretora da companhia.
Ao finalizar a temporada no Brasil, Dom Quixote continua suas apresentações na Argentina e no Chile. Esta é a última oportunidade para conferir o Ballet Nacional de Cuba, que tem previsão de retorno ao Brasil somente em 2008.
Serviço: Dom Quixote. Guairão (Pça. Santos Andrade, s/n.º), (41) 3304-7982. Com o Ballet Nacional de Cuba. Direção artística de Alicia Alonso. Dia 25, às 21 horas, e dia 26, às 18 horas. Ingressos a R$ 120 (platéia e 1.º balcão), e R$ 80 (2.º balcão). Na compra de um ingresso inteiro, o comprador ganha outro ingresso. Meia-entrada para idosos, estudantes, assinantes da Gazeta do Povo e portadores do Cartão Teatro Guaíra. Os descontos e benefícios não são cumulativos.
Deixe sua opinião