Uma sinceridade desconcertante é a marca registrada do festejado grupo cearense Cidadão Instigado, que chega hoje a Curitiba para dois shows (um "de bolso" e outro completo). Seu segundo CD, O Método Túfo de Experiências, traz uma coleção de letras autobiográficas, todas assinadas pelo guitarrista e vocalista Fernando Catatau. "Quando comecei a compor, decidi que tentaria ser o mais verdadeiro possível", disse o músico em entrevista recente ao Caderno G.
Um dos instrumentistas mais requisitados da nova geração (já tocou com Otto, Zeca Baleiro e Vanessa da Mata, entre outros), Catatau teve dificuldades de adaptação quando resolveu tentar a sorte em São Paulo, em meados dos anos 90. "Morava no bairro do Bexiga e só conhecia o povo que freqüentava os bares da região. Foi uma época braba", conta. A experiência foi tão marcante que muitas das letras de O Método... tratam dessa fase. Em "Silêncio na Multidão", por exemplo, ele se compadece de outros migrantes. "Eu vejo as pessoas que passam por mim/ Que falam, que ralam, que gritam/ Em harmonia e solidão/ Dói no coração ver meu povo silencioso", diz um trecho. "Mesmo quando crio um personagem, a letra fala de algo pessoal", garante.
Mas nem só de letras confessionais vive o trabalho do Cidadão Instigado, que tocou na edição do ano passado do evento Curitiba Rock Festival, realizada em setembro. Musicalmente, o grupo transita entre o rock progressivo, o jazz e até o brega de Fernando Mendes e Odair José. Um prato cheio para para os fãs do experimentalismo e da psicodelia.
Serviço: Cidadão Instigado em Curitiba. Hoje, às 19 horas, pocket-show e bate-papo com o grupo no encerramento da mostra de música independente da Fnac (ParkShopping Barigüi), (41) 2141-2000. Entrada Franca. A partir das 21 horas, a banda se apresenta no bar Era Só o Que Faltava (Av. República Argentina, 1.334), (41) 3342-0826. Ingressos a R$ 8 (entrada livre até as 21 horas).
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais