Serviço
Núcleo de Dramaturgia Sesi/Teatro Guaíra
Inscrições abertas até 21 de março pelo e-mail nucleodedramaturgia@sesipr.org.br. Mais informações pelo site www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia. O curso é gratuito, mas exige uma contrapartida social.
Festival
Prepare-se para aproveitar um pouco da Mostra de Dramaturgia do Sesi, de 2 a 6 de abril:
Local
Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655), (41) 3322-7150.
Dia 2 de abril, 21 horas: Melhor Ir Mais Cedo Pular da Janela, de Léo Moita. 22 horas: Mesa-redonda com Roberto Alvim e Gil Vicente Tavares, curador da Mostra Baiana do Fringe.
Dia 3, 19 horas: Coração de 29 Polegadas, de Léo Moita. 21 horas: Gafanhoto, de Paulo Zwolinski.
Dia 4, 19 horas: Mar, de Alexandre Lautert. 21 horas: Frenesi, de Raquel Schaedler.
Dia 5, às 18 horas: Sete, de Dione Carlos. 20 horas: Hipotermia, de Max Reinert. 22 horas: Full Contakt, de Andrew Knoll.
Dia 6, às 19 horas: Um Rosto Que Espreme, de Ana Johann. 21 horas: Histórias de Cachorros e Outros Animais, de Ana Johann.
O Núcleo de Dramaturgia do Sesi/PR procura sanar neste ano dois "pontos fracos" de sua programação: a centralização nas concepções do diretor Roberto Alvim e a falta de experiência dos atores com novos conceitos de teatro.
Com inscrições abertas para a turma deste ano (veja no serviço) e sempre em parceria com o Teatro Guaíra, o Núcleo traz a partir de abril o prestigiado dramaturgo carioca Jô Bilac para ministrar aulas às turmas iniciante e avançada. Na turma de encenação, em que 15 diretores experimentam sua arte, Alvim recebe o reforço da atriz e diretora paulista Georgette Fadel e de Marcio Abreu (da curitibana Cia. Brasileira de Teatro), com dois meses de aulas cada e a divisão em três grupos para a orientação de montagens no segundo semestre.
Para completar, a premiada atriz Juliana Galdino dará um módulo de interpretação. "Percebemos a necessidade de trabalhar também com atores", explica a gerente de cultura do Sesi, Anna Zétola.
Com a inclusão dos novos professores, a ideia é semear outras concepções experimentais entre os alunos que, nos primeiros anos, foram fortemente influenciados pela visão de Alvim, voltada para um questionamento de quem é o ser humano hoje.
Entre as mudanças para este ano também está a entrada das praças de Paranaguá e Campo Mourão, que receberão aulas de dramaturgia, e a saída de União da Vitória e Pato Branco. No início de abril, o Núcleo faz sua primeira mostra de montagens dentro do Festival de Teatro de Curitiba (veja ao lado).
Uma nova turma de roteiro e produção para cinema e vídeo será aberta em junho nesse caso, no lugar de escrever uma peça, o aluno sai com um projeto de filme.
Em seu quinto ano de existência no Paraná, o Núcleo de Dramaturgia já acumula espetáculos que chamam a atenção, como Melhor Ir Mais Cedo Pular da Janela, de 2012, e Gafanhoto, de 2013. Além dessas, oito peças serão apresentadas no Teatro José Maria Santos de 2 a 6 de abril.
"Achamos importante circular as peças por festivais", pontua Anna, lembrando que, no ano passado, algumas montagens foram apresentadas no Festival de Londrina e numa mostra do Club Noir, de Roberto Alvim.
Internacional
Durante o Festival de Teatro, o Núcleo oferece ainda uma atividade formativa um de seus objetivos é a formação de plateia, com palestras e oficinas não só para a classe artística. Cerca de 50% dos participantes tem sido da comunidade em geral.
Quem ministra um workshop neste ano é a italiana Letizia Russo, que vem a Curitiba para assistir à montagem de seu texto Tumba de Cães, encenado por Marino Jr. na mostra principal do festival, dias 28 e 29 de março. A oficina será prática, voltada para o aprimoramento de ideias de peça dos participantes.
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