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Theme and Variation, coreografia de George Balanchine (1904-1983), remontada pela São Paulo Companhia de Dança | Divulgação
Theme and Variation, coreografia de George Balanchine (1904-1983), remontada pela São Paulo Companhia de Dança| Foto: Divulgação

Os movimentos finais do Fes­­tival de Curitiba serão marcados por duas coreografias inéditas, a serem apresentadas, a partir das 21 horas, no palco do Guairão, neste sábado (27) e domingo (28).

Trata-se de Theme and Variations e Os Duplos, realizações da São Paulo Com­­panhia de Dança, que existe desde 2008 e já é sinônimo de excelência.

Inês Bogéa, uma das diretoras da companhia, diz que é uma honra es­­trear no Festival de Curitiba, "um marco no calendário cultural do Brasil".

Ela explica que Theme and Varia­­tion dialoga com a dança clássica, e Os Duplos flerta com os experimentalismos e as desconstruções da dança contemporânea.

Os Duplos foi coreografada por Maurício de Oliveira. São oito bailarinos ou, na definição de Oliveira, oito artistas no palco. "São artistas porque são bailarinos que, além da dança, também se interessam por poesia, cinema, artes plásticas e ou­­tras manifestações humanas", diz. Essa interdisciplinaridade, analisa Oliveira, resulta em uma montagem complexa e surpreendente. A trilha sonora foi composta por André Abujamra.

Já Theme and Variation se dá em meio a composições de Tchaikovsky, tem elenco de 26 bailarinos e os movimentos vêm com a assinatura de um dos "papas" da coreografia, o russo radicado nos Estados Unidos George Balanchine (1904-1983). O "remontador", convidado pela companhia, é Ben Huys, que atuou com Balanchine.

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