1996. Ano em que o primeiro lugar no ranking de todas as rádios do planeta, inclusive na parada norte-americana da Billboard, era nada mais nada menos do que a debilóide "Macarena", do duo espanhol Los Del Rio. Ano em que o álbum mais vendido foi o chatíssimo Jagged Little Pill, da sumida canadense Alanis Morissette. Ano em que a MTV brasileira ainda exibia videoclipes em sua programação, entre eles, o de uma banda formada por três integrantes, que intercalava cenas gravadas em uma espécie de pântano lamacento e uma piscina de águas escuras. Afundando cada vez mais na tal piscina e tocando guitarra ao mesmo tempo, estava a pessoa responsável pelos vocais da canção intitulada "36 Degrees" rock acelerado, de guitarras barulhentas e refrão ganchudo. A voz fina e um tanto anasalada, o cabelo na altura dos ombros e o rosto de traços delicados, ressaltados por maquiagem nos olhos e lábios, deixaram muita gente com a pulga atrás da orelha. "É homem ou mulher?", perguntavam alguns. "A vocalista é bem massa!", comentavam os mais distraídos.
Tratava-se do escocês Brian Molko, que, ao lado do colega de escola Stefan Olsdal (baixo), formou, em 1994, a banda Placebo, que ainda contava com Robert Shultzberg e Steve Hewitt, ambos revezando-se no posto de baterista. Unindo a androginia típica do glam rock setentista à distorção característica de ícones indies como Pixies e Nirvana, o trio lançou (com Shultzberg, substituído definitivamente por Hewitt em 1997), em julho de 1996, um álbum de estréia batizado com o nome da banda. Dez anos depois, tal disco que vendeu 750 mil cópias ao redor do mundo continua tendo presença garantida em nove entre cada dez listas de melhores álbuns de rock dos anos 90, fato que justifica o lançamento de Placebo: 10th Anniversary Collectors Edition, álbum duplo (CD e DVD), comemorativo ao aniversário de uma década do disco de estréia do grupo britânico.
Em embalagem caprichada, o relançamento traz as dez canções de Placebo devidamente remasterizadas e somadas a faixas-bônus. Entre as novidades está "Paycheck (Demo)", canção até então inédita; "Flesh Mechanic (Demo)", faixa disponibilizada apenas para membros do fã clube oficial da banda; "Drowning by Numbers", que integra o primeiro single do grupo, Come Home, lançado em fevereiro de 1996; "Slackerbitch", lado B do single Nancy Boy, lançado em janeiro de 1997; e a faixa escondida "H K Farewell", com duração de quase 15 minutos.
Já o DVD, além de trazer os videoclipes promocionais de "36 Degrees" (aquele mesmo do primeiro parágrafo), "Teenage Angst", "Nancy Boy" e "Bruise Pristine" os quatro presentes na coletânea em DVD Once More With Feeling: 1996 2004 conta com apresentações da banda em festivais e programas da televisão britânica. Entre as performances que merecem destaque, está a hilária participação no programa matutino The Big Breakfast, espécie de show de variedades comandado por apresentadores vestidos em agasalhos esportivos. O DVD também conta com a primeira aparição do trio no Top of the Pops, onde interpretam "Nancy Boy", verdadeiro hino à androginia e primeiro single da banda a conquistar o quinto lugar na parada britânica. Ideal para admiradores da banda e uma boa lição de rock para fãs do gênero pós-Strokes. GGGGG
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
A “pedalada” que pode levar à queda de Lula. Leia na Gazeta Revista
Deixe sua opinião