Programe-se
Confira o serviço completo de "Aonde Está Você Agora?" no Guia Gazeta do Povo
"Vento no Litoral" é tida como uma das canções mais tristes da Legião Urbana e das mais belas. Foi gravada no disco V, de 91, quando Renato Russo já havia assumido a homossexualidade e se descoberto portador de HIV. Com os versos "Aonde está você agora/ além de aqui, dentro de mim?", o cantor lamentava a partida de um grande amor, um norte-americano, que teria sido o responsável por viciá-lo em heroína. A música batizou a peça Aonde Está Você Agora? , escrita por Renata Antonini, que marca a estreia do ator Bruno Gagliasso na direção teatral.A montagem faz apenas uma apresentação no Teatro Positivo, na quinta-feira (29), tendo Gagliasso e seu amigo, o ator Thiago Martins, revelado pelo grupo Nós do Morro, como protagonistas. Seus personagens são, também, dois amigos, que se mantém em contato embora afastados por um período longo. O sentimento "fraterno" em cena substitui o amor sexual que originou a canção. Mas, apesar da liberdade interpretativa, foi de fato "Vento no Litoral" a inspiração do texto, que estreou com André Gonçalves e Cassiano Carneiro, em 95.
"A gente queria falar sobre amizade. O amor puro e verdadeiro de dois irmãos camaradas", conta Martins, apresentado ao companheiro de palco pela ex-namorada, a atriz Fernanda Paes Leme.
Desde então, formaram um grupo de amigos, do qual também faz parte o produtor do espetáculo, Léo Fuchs. "Começamos a ensaiar na casa do Bruninho. Ele já tinha dirigido um curta", lembra. Bruno assumiu a direção da peça e ainda se encarregou da cenografia. "Acho que nossa geração tem que fazer isso mesmo, criar, meter a cara", diz Thiago, que se apresentou em Curitiba pela última vez no elenco de Os Dois Cavalheiros de Verona, durante o Festival de Curitiba de 2007.
O cenário marítmo da canção determinou as personalidades que teriam os protagonistas de Aonde Está Você Agora?. "Pedro é o mar e o céu", diz Thiago, sobre o papel de Gagliasso, um jovem pobre, introspectivo, sereno e sem sonhos. Gabriel, seu personagem, ao contrário, "é o vento, o sol visceral". E rico. O contraste os afasta geograficamente quando Gabriel, "uma fábrica de sonhos", segue o desejo de ir a Nova York, ver a Estátua da Liberdade e tocar com Lou Reed (voz e guitarra do Velvet Underground).
Tudo se passa entre o finzinho da década de 80 e o começo dos anos 90, ou seja, antes mesmo da internet, época em que até ligações interurbanas eram coisa um pouco complicada. Pedro fica no Espírito Santo. E os dois combinam se comunicar apenas por intermédio de um "livro mágico" aquele que se abre ao acaso e lê a sorte do dia , acrescentando uma dose de esoterismo à história.
Serviço: Aonde Está Você Agora. Teatro Positivo (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283. Texto de Regiana Antonini. Direção de Bruno Gagliasso. Com Bruno Gagliasso e Thiago Martins. Dia 29 às 20h. R$ 84 (inteira) a R$ 44 (meia).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”