Mostrar os desdobramentos da visão e investigar o espaço virtual da cor é a temática de Ecce Mondo, exposição com 30 obras inéditas da artista plástica Uiara Bartira que estão no Centro Cultural BRDE desde ontem. O título da mostra, segundo a artista, resume o sentimento que ela espera provocar nos visitantes, que é incitar reflexão sobre o mundo da arte.
"Busco ampliar o significado do mundo e faço uma relação entre o mundo real e espiritual, mas também falo da arte e da intelectualidade", ressalta Uiara. As obras, confeccionadas com diversas técnicas como tinta óleo, acrílica e monotipia, além de "objetos-pintura" em madeira, argila e vidro, foram produzidas em 2005, quando a artista morava no Rio de Janeiro (onde ficou por dez anos). "É a continuação de uma pesquisa de cores e de uma poética que venho trabalhando há muito tempo."
Uiara, que também é professora de Desenho, Pintura e Gravuras na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), onde se formou há trinta anos, conta que a execução de suas obras costuma ser rápida, mas o processo para que aconteça leva tempo. "É algo que tem mais a ver com o intelectual do que com inspiração." Ecce Mondo tem entrada franca e fica em cartaz de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. O espaço não é aberto nos fins de semana.
Formação
Uiara Bartira viajou pelo mundo por mais de dez anos para estudar pintura, gravura e outras técnicas e é especialista em gravura e desenho pela Art Students League, de Nova York, e foi responsável pela implantação das oficinas na Casa da Gravura em 1980 e do Museu da Gravura de Curitiba, em 1989.
Mais informações no roteiro.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião