Três editais para para patrocínio a pesquisas de dança estão abertos até a próxima quinta-feira em Curitiba. Lançados pela Fundação Cultural, os processos fazem parte do Programa de Pesquisa em Dança Contemporânea na Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento. Serão concedidas bolsas para profissionais que vencerem três categorias: Iniciação à Pesquisa em Dança, Bolsa de Residência e Bolsa para Estruturação Coreográfica e Apresentação Pública. No total serão concedidos R$ 8,4 mil em incentivo para os artistas.
Os editais são o primeiro passo de um projeto de reestruturação da área de dança dentro da política cultural do município. A proposta ganhou força com a contratação de uma coordenadora para cuidar especificamente do tema até agora, a dança ficava subordinada à área de artes cênicas. "Embora ainda não tenhamos tudo pronto, o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto maior está sendo dado", comenta a nova coordenadora, Marila Velloso. Segundo ela, uma das vantagens da nova estrutura é o fato de a dança ter um orçamento próprio dentro da prefeitura.
O principal programa de Marila para 2006 pode ser definido em duas palavras: integração e descentralização. "Não podemos ficar isolados no Centro, só na Casa Hoffmann", diz ela, que nos seus primeiros meses no cargo fez uma vistoria pelas nove regionais da cidade, para conhecer quais as necessidades da população em cada área. "Temos que entender que cada periferia é um centro, assim como o Centro também é uma periferia. Para quem mora num bairro distante, aquele é o centro de sua vida. É lá que temos de ir", comenta a coordenadora.
A integração é o plano de juntar diversos estilos e atitudes em um só projeto. Fazer com que dançarinos e músicos de hip-hop convivam com bailarinos clássicos, entre outras misturas possíveis. Para isso, um dos projetos da coordenação, o Dança Quem Quer, prevê a convivência de grupos distintos nos espaços que vão servir de sede para estudo de dança em cada regional.
Hoffmann
Na Casa Hoffmann que a prefeitura tem tentado transformar em uma espécie de centro de referência para a dança na cidade , os editais vão incentivar a pesquisa e a apresentação de projetos de dança contemporânea. O projeto que envolve mais dinheiro é o de Estruturação Coreográfica. O trabalho que vencer o edital, que pode ser individual ou em duo, irá receber uma verba de R$ 3,9 mil para finalização da proposta e realização do espetáculo. Quem estiver interessado pode obter mais detalhes sobre os editais no endereço www.fccdigital.com.br.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião