O prazo de inscrição para interessados em participar do Edital de Produção Audiovisual – formulado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em conjunto com o Fundo Setorial Audiovisual (FSA), da Ancine – foi prorrogado até o próximo dia 31 de março.
De acordo com a FCC, o novo prazo se adequa a mudanças realizadas no edital. As alterações foram feitas a pedido da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Paraná (Siapar).
Os proponentes que já fizeram inscrições poderão realizar adequações em seus projetos.
Esta é a segunda vez que o edital tem seu prazo de inscrição estendido. Inicialmente, o processo seria finalizado no 23 de janeiro. Depois, passou para 26 de fevereiro. A nova data agora é 31 de março. As prorrogações foram estabelecidas para acompanhar a conclusão dos ajustes do edital.
Alterações
As alterações feitas no texto do edital foram negociadas e aprovadas pela Ancine. Entre as principais mudanças estão a revisão da contrapartida e dos quesitos de pontuação e a retirada da preferência pela co-produção internacional, entre outros detalhes.
As modificações, de acordo com Siapar, foram solicitadas na intenção de aprimorar o texto do documento e evitar interpretações dúbias que pudessem ocasionar problemas posteriores.
“A concepção desse edital foi muito aberta, mobilizou toda a classe. Decidimos alterar esses detalhes para que não ficasse nada mal interpretado”, explicou a vice-presidente do Siapar Diana Moro da Cunha.
Edital inédito
Inédito no estado, Edital de Produção Audiovisual possibilitará o financiamento de produção de telefilmes e pilotos de teleséries. O custo total de investimento será de R$ 2,5 milhões. O aporte de recursos é feito pelo Fundo Municipal da Cultura de Curitiba (R$ 1 milhão) e pelo Fundo Setorial do Audiovisual (R$ 1,5 milhão).
O apoio financeiro será concedido para a produção de conteúdos audiovisuais de produtores independentes e não publicitários, no formato Produção de Telefilme e de Produção de Piloto de Telesérie.
Dentro desses dois formatos, os recursos serão distribuídos em quatro categorias: pilotos de telesérie documental, de ficção, de animação e telefilme de animação e ficção. Serão contemplados 20 projetos, sendo quatro de telefilmes e 16 de teleséries.