A editora Leya anunciou que fará um recall de 150 mil exemplares do livro "A Dança dos Dragões", quinto volume da série "Crônicas de Gelo e Fogo", do escritor George R.R. Martin. Um dos tomos da obra que inspirou a série de TV "Game of Thrones" chegou às livrarias brasileiras no dia 27 de junho desfalcada do capítulo 26, intitulado "O Soprado Pelo Vento". O trecho deveria começar, na edição nacional, a partir da página 277.
Nas redes sociais, em blogs e fóruns de discussão da obra, a supressão causou rebuliço entre fãs e leitores e motivou cobranças à editora.
Em resposta, a Leya comunicou o recall dos exemplares disponíveis a partir do dia 2 de agosto, além de oferecer um arquivo digital do capítulo faltante para download gratuito. Traduzido para 20 idiomas, a série de cinco livros -todos publicados no Brasil- já vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo inteiro. O projeto editorial inclui ainda dois livros programados, sem data de lançamento prevista. Em ranking elaborado pela Folha de S.Paulo, que tem como base o total de exemplares vendidos em 13 livrarias, o livro encabeça a lista dos títulos mais vendidos do gênero ficção.
Lançados a partir de 1996, os livros entraram à época na lista dos mais vendidos na Inglaterra e nos Estados Unidos. Adaptados para a TV pela HBO a partir de 2010, voltou à tona despertando uma febre de novos leitores interessados na trama que mescla aventura e fantasia na Idade Média.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião