O selo editorial curitibano Encrenca lança na próxima sexta-feira, às 19 horas, na Livraria Arte & Letra dois livros do escritor e músico carioca Fausto Fawcett: o romance Santa Clara Poltergeist, lançado originalmente em 1990 e o livro de contos Básico Instinto, de 1992, que ganhou dois textos inéditos.
Os títulos que estavam fora de catálogo há mais de dez anos e seus relançamentos trazem à tona a prosa única de Fawcett, que narrou o "desvario tecnodesejante" do final do século passado.
"Nenhum outro escritor showman, músico ou estrategista cultural trabalha com as obsessões fawcettianas: tecnologia de ponta, simulação versus realidade; saturação e descontrole informacional e amor ao pop e às novas formas de urbanidade", escreveu o crítico Hermano Vianna.
Para o editor Otávio Linhares, um dos sócios da Encrenca, Fausto Fawcett foi o agente de uma reinvenção da literatura brasileira.
"Ele recriou a literatura fantástica no país, incorporando elementos da ciência, do pop, da tecnologia quando ninguém ainda tinha percebido esses movimentos. Nesse sentido, o trabalho literário dele tem profunda identificação com a linha editorial que a Encrenca adota", afirma.
Além dos dois livros também estará à venda um storyboard em quadrinhos do argumento para o cinema adaptado do conto "Katia Flavia", feita pelo ilustrador Iuri Casaes e também editada pela Encrenca.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares