Promotora de bailes da terceira idade em um clube de São Paulo e "doente" por Sidney Magal, Naiá da Graça Barros Giannocaro, de 61 anos, é uma das selecionadas para a nona edição do "Big Brother Brasil", que estreia na próxima terça-feira (13). Ela e o fiscal aposentado e ator amador Norberto Carias dos Santos, de 63, formam o mais novo time de sessentões animados que podem povoar a casa do reality show e disputar a bolada de R$ 1 milhão.
"Ela não é uma velhinha pacata, é bem pra frente", define Cláudia Barros Giannocaro, filha de Naiá, contando que a mãe mora com o "namorido" (termo que mistura as palavras namorado e marido, usado para designar quem vive junto, mas não é casado oficialmente).
"Ela é muito alegre e se dá superbem com a molecada. A participação dela no programa vai ser cheia de surpresas. É muito de momento, não planeja nada. E ela aguenta muita coisa, mas quando passa do limite, sai de baixo", adverte.
Nem tudo foi alegria na vida de Naiá, que ficou viúva aos 34 anos, após o marido falecer de câncer, e teve de criar sozinha os quatro filhos pequenos. "Vivíamos da empresa do meu pai, mas depois de um tempo ela faliu. Começamos então, eu e minha mãe, a trabalhar como camelô de elite, vendendo bugigangas da 25 de março em algumas empresas", lembra Cláudia.
Ela diz que esta foi a primeira vez que Naiá se inscreveu no "BBB". "Ela queria que eu concorresse, mas sou muito tímida. Começamos, então, a apoiá-la. Todo mundo ficou super animado, achou bárbaro." Ela conta que mesmo que a mãe acabe sendo uma das eliminadas na casa de vidro que antecederá o programa, tudo terá valido a pena.
"Estamos atrás da folia dela. Só de ela estar lá, todo mundo está feliz. Os netos estão doidos", conta Cláudia, dizendo que não tem idéia do que a mãe faria com o R$ 1 milhão, caso vencesse o reality show. "Ela continuaria trabalhando, com toda a certeza". E questionada se Naiá leva jeito para a vida artística, conclui: "Ela adora. Não pode ver uma câmera".
Ninja e malandro
Quando decidiu que tentaria entrar na casa do BBB, o paulista Norberto, de 63 anos, levou seu vídeo de inscrição para os colegas do curso de teatro darem palpites. O filme, um curta-metragem caseiro em que aparece vestido de ninja e de malandro carioca, arrancou risos da turma, todos na faixa dos 20 anos.
"Eu só olhei e disse: Norberto você é maluco", relembra o professor de teatro Fernando Cruz, de 25 anos. "Ele estava tão empolgado e confiante! Agora que conseguiu entrar, acho bem possível que ganhe".
Noberto é aluno aplicado dos cursos artísticos da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Hollanda, em São Carlos. Segundo a coordenadora Maria Inês Botta, ele começou a frequentar as aulas há quase dez anos, logo após a perda da esposa, vítima de um câncer.
"A vida inteira ele foi uma pessoa muito séria, trabalhava como fiscal da Receita Federal", conta Maria Inês. "Mas se encontrou ao descobrir a veia artística. Quando chegou aqui era superintrospectivo e, aos poucos, foi se transformando no comediante da turma".
Quem confirma é a produtora Maria Antonia Fauvel. "Ele fez curso de circo, comédia dellarte... Na nossa montagem mais recente, interpretou uma velhinha e foi um sucesso", relembra.
Norberto faz tanto os cursos direcionados para terceira idade como os frequentados pelos jovens. "Ele se entrosa fácil com todo mundo, não importa a idade. Acho que não terá problemas em se relacionar com a moçada do BBB'. Ele é agitador, gosta de farra", aposta Maria Antonia.
A coordenadora Maria Inês não descarta que Norberto possa engatar um romance durante o confinamento. "Ele tem 63 anos, mas o espírito é de um jovem de bem com a vida, com responsabilidades. Acho que está aberto para um romance, sim. Quem sabe?".
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast