O vidro simboliza a clarividência, a capacidade de ver além da realidade concreta. Uma fábrica de cristais parece ser o cenário ideal para o desenrolar das cenas da nova novela das seis da Rece Globo, que estréia hoje: O Profeta, um remake da produção de Ivani Ribeiro exibida em 1977, na extinta Rede Tupi.
As duas versões diferenciam-se pelas tintas que os autores imprimem aos personagens. Ivani Ribeiro usou uma atmosfera sombria para narrar a trajetória de Daniel (Carlos Augusto Strazzer, falecido em 1993), um rapaz que tira proveito de sua clarividência. "O personagem era um típico jovem urbano da década de 70. Era irônico e não sofria com o dom que possuía", conta Duca Rachid, que assina a adaptação junto com Thelma Guedes. Na nova trama, o protagonista (Thiago Fragoso) é Marcos, um rapaz do interior que, ao mudar-se para São Paulo, acaba se corrompendo na cidade grande. Ele sofre por não saber lidar com seus dons mediúnicos. "Achamos que mostrar essa passagem da pureza para a ambição e a vaidade humanizaria mais o personagem", diz Guedes.
Com uma ambientação na década de 50 (as novelas de época vêm se tornando uma tradição no horário das seis), as autoras suavizaram a trama ao optar pelo acréscimo de alguns núcleos de humor e mais romantismo. Entre os personagens cômicos estão os feirantes, a falsa cartomante Rúbia (Laura Cardoso) e o casal Alceu (Nuno Leal Maia) e Miriam (Juliana Baroni), um homem mais velho casado com uma jovem fogosa.
A nova versão também recebeu novas cenas e tramas inexistentes na primeira exibição, quando as novelas costumavam ser mais curtas. No entanto, as autoras mantiveram a preocupação de serem fiéis ao texto de Ivani Ribeiro. Para isso, contaram com a supervisão de Walcyr Carrasco, autor de O Cravo e a Rosa, inspirada em uma novela da autora, O Machão.
Ao chegar em São Paulo, Marcos esbarra com Sônia (Paola Oliveira) e apaixona-se à primeira vista. Mais tarde, descobre que ela é a namorada de seu primo (Malvino Salvador). A partir daí, além de sofrer com os percalços de sua vida amorosa, enfrentará dificuldades para lidar com sua paranormalidade.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp