É natural que as novelas do horário nobre se tornem assunto em todos os cantos do país. Com "América", mais um sucesso da Rede Globo, não poderia ser diferente. Aproveitando a audiência e o mistério em torno do par da protagonista Sol (Deborah Secco), a autora Glória Perez aproveitou para fazer mais suspense ainda e decidiu gravar quatro finais diferentes para ir ao ar nesta sexta-feira (4), quando será exibido o último capítulo da trama.
A resposta só será revelada ao público na noite de sexta. Mas, já dá para dar um palpite de que a sofredora Sol deve mesmo ficar ao lado do apaixonado Ed. No capítulo da quarta-feira, a heroína, que chegou clandestinamente aos Estados Unidos de barco, agiu mais uma vez contra a lei e correu para um hospital de Miami em que seu filho com Ed, Chiquinho, estaria prestes a operar o coração. Como já é de praxe nos folhetins, ela dá de cara na rua com Ed, desconsolado, e o amor entre eles se traduz através da infalível troca de olhares de quem se ama.
Um dos finais mais prováveis que se ouve nos corredores do Projac é este: Sol seria mais uma vez deportada da terra do Tio Sam e, ao entrar no avião acreditando que não veria nunca mais Ed e seu filho, ela os vê no mesmo vôo. Ali seria selado o amor eterno do casal.
Se for assim, o final de "América" mostra que a cada dia o público tem um poder de decisão maior: enquanto no começo da trama seria inconcebível para o telespectador separar o mocinho Tião de Sol, agora ele aceita Ed como marido da protagonista.
As coisas estão mudando. Como disse Glória Perez, "o público quer ver beijo homossexual". Já os leitores do Globo Online mostraram, em pesquisa realizada pelo site, que não querem ver o beijo entre os personagens Júnior, de Bruno Gagliasso, e Zeca, de Eron Cordeiro.
Para 35% dos leitores, "a sociedade não está preparada" para ver este tipo de cena. Outros 24% disseram que "é melhor esconder estas coisas". Já 31% acham que o beijo deve ser mostrado, porque "é uma relação afetiva como qualquer outra". Os 11% restantes responderam que "está na hora de mostrar a realidade dos homossexuais mesmo que não aceitem este tipo de relação". A pesquisa foi respondida por 5.831 leitores.
Mas a autora vai mostrar a cena nesta quinta ou na sexta-feira. Na festa de confraternização do elenco, realizada na terça-feira no Rio, ela confirmou: "Vai ter beijo gay, claro que vai". Será o primeiro beijo gay masculino em uma novela brasileira.
É esperar para ver.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”