A cerimônia do Oscar poderá se mudar em 2014. Segundo o site da revista americana Hollywood Reporter, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas planeja deslocar o tradicional evento realizado há quase dez anos no Kodak Theatre, em Hollywood. De acordo com a publicação, os organizadores já notificaram os donos do local, o CIM Group, e poderão deixá-lo após a cerimônia de 2013.
"Nosso plano agora é pôr essa ideia em prática e depois ver o que acontece. Estamos abertos a propostas", disse Tom Sherak, presidente da Academia. "Particularmente, amo o Kodak. Estive aqui desde o início".
O contrato de longo prazo do imóvel permite a inclusão de uma cláusula de desligamento após o período de dez anos.
"Esta é uma decisão de negócios", afirmou um membro do conselho da Academia. "Vamos procurar outros locais e analisar todas as propostas. Caso seja possível renegociar um aluguel melhor, ficaremos onde estamos. Não podemos esquecer de tudo o que aconteceu aqui".
Problemas
Os problemas financeiros enfrentados pela Kodak, empresa patrocinadora do teatro, teriam motivado a futura mudança do local de realização da cerimônia do Oscar. Em outubro, a empresa negou estar em processo de falência, mas confirmou a contratação de um banco de investimento para ajudá-los.
A situação da empresa americana era bem diferente em julho de 2000, quando adquiriu os direitos do teatro localizado em Hollywood. Naquela época, a Kodak era uma gigante do mundo da fotografia e fechou um contrato de vinte anos por US$ 75 milhões para dar seu nome ao local. Esse tipo de promoção tem o poder de dar visibilidade global a qualquer empresa, o que, segundo a Academia, dá maior fôlego para as negociações de renovação do contrato.
Há poucos dias, um porta-voz do CIM Group disse que a Kodak está com os pagamentos em ordem. A empresa fotográfica, porém, não se pronunciou sobre o assunto.
Deixe sua opinião