Ao que parece, o recesso de fim de ano também atingiu as distribuidoras de cinema nacionais. Neste derradeiro fim de semana de 2006 apenas um filme entra em cartaz e somente em São Paulo. A última estréia do ano é "Em direção ao sul" ("Vers le sud"), uma co-produção franco-canadense que se passa no Haiti da década de 70. O filme, estrelado pela francesa Charlotte Rampling, foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no ano passado e levou o prêmio de melhor ator para Ménothy César no Festival de Veneza 2005 (assista ao trailer) .
No filme, que se passa nos anos 70, um grupo de estrangeiros viaja para o Haiti e se hospeda num pequeno hotel paradisíaco à beira-mar. As norte-americanas Brenda (Karen Young) e Ellen (Charlotte Rampling) disputam a afeição de Legba (Ménothy César), um Adônis local de apenas 18 anos. O oásis representado pelo hotel é isolado da ilha miserável e aterrorizada pelos "tontons macoutes" da ditadura Duvalier. Mais do que sexo, essas mulheres procuram uma ternura que o mundo exterior lhes recusa.
"Em direção ao sul" é baseado em três livros do autor haitiano Dany Laferrière, que foi exilado durante o período retratado na obra. O filme era para ter sido feito no próprio Haiti, mas por problemas políticos acabou sendo filmado na República Dominicana.
Confira no Guias e Roteiros as atrações nos cinemas paranaenses
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião