Erasmo Carlos tinha o sonho de gravar suas próprias músicas e ser, de certa forma, independente. Teve uma prévia disso com o lançamento do selo Lança Discos, na década de 1980, quando jaquetas de couro eram mais requisitadas do que calças boca-de-sino. Não durou muito. Quase 30 anos depois, o "Tremendão" orgulha-se de estar por trás da Coqueiro Verde Records, gravadora brasileira que, desde 2006, vêm lançando CDs e DVDs de títulos variados e curiosos.
"Ele sempre quis ter essa liberdade", disse Léo Esteves, filho mais novo de Erasmo Carlos e um dos sócios da Coqueiro Verde. Seu pai, que completa 68 anos no próximo mês de julho, funciona como uma espécie de guru. "Ele é figura sempre presente, é o nosso presidente do conselho", diz Esteves, que passou boa parte dos 33 anos acompanhando shows, programas televisivos e entrevistas do pai famoso.
No catálogo da gravadora que, não por acaso, tem o mesmo nome da música que Erasmo compôs em 1970 , várias e boas surpresas. Em 2008, por exemplo, retornaram às lojas em novas e caprichadas edições os DVDs de Sheryl Crow Rockin the Globe Live, gravado em Detroit no início de 1999; A Tribute do Burt Bacharach & Hal David, gravado em 2000 no Royal Albert Hall, em Londres que conta com uma penca de músicos liderados por Elvis Costello.
Em destaque, atualmente, os DVDs Elvis Presley The Ed Sullivan Shows, material de 1956 que registra o nascimento do rei do rock-and-roll; James Brown Live from the House of Blues, um dos melhores registros ao vivo da carreira do mestre do soul e Chaka Khan The Jazz Channel Presents, em que a diva interpreta clássicos do jazz e até uma ousada "homenagem" ao White Album, dos Beatles.
O CD Álbum Branco Indie Version traz vários artistas e bandas brasileiras independentes interpretando as 30 faixas do famoso disco.
"Acreditamos muito na mídia física e acho que no Brasil esse mercado ainda vai demorar um bom tempo. Mas temos planejamento, investimento e parceiros em todos o setores, por isso nos preocupamos mais com busca de conteúdo", comentou Esteves.
A Coqueiro Verde Records também dedica parte de suas atividades à música brasileira. Em estúdio, estão as bandas cariocas Nayah que tem música na novela Malhação, da Rede Globo e StellaBella.
Mas a maior e esperada novidade, será o novo disco de Erasmo Carlos, previsto para abril. O novo trabalho deverá se reaproximar das origens roqueiras do Tremendão. "O Erasmo, nos últimos discos, estava distanciado da sua música. Ele flertava mais com a MPB, com o reggae. Conversei com ele e disse para fazermos um disco de rock. Ele topou", confessou o empresário. O disco terá produção de Liminha e participações de Nando Reis e Nelson Motta.
Editora Musical e o parceiro Roberto
A Coqueiro Verde Records ainda conta com uma Editora Musical, espécie de acervo logístico que cuida de toda a obra de Erasmo Carlos. A administração, o controle de direitos autorais e as indicações para regravações ficam a cargo da editora. Segundo Léo Esteves, são cerca de 500 músicas assinadas pelo pai a maioria em parceria com Roberto Carlos, sempre amigo.
"O contato deles hoje é basicamente profissional. Quando há trabalho, os dois se falam. Em datas especiais, como Natal e aniversário, também. Mas cada um segue sua vida e talvez essa amizade dure tanto tempo por isso. Mas te digo uma coisa, se há uma amizade legal e incondicional é a deles", garantiu Esteves.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião