Juliana Paes é a descontrolada Janaína, que não hesita em castigar o marido, Anderson (Marcos Palmeira)| Foto: Ique Esteves / Divulgação

Injeção de testosterona

Galãs exercitam lado cômico

Agência O Globo

Está certo que as mulheres são as grandes musas de As Brasileiras, série que começa hoje, após o Big Brother Brasil 12, na RPC TV. Mas vale ressaltar que o elenco masculino não fica aquém das protagonistas. Ao longo dos 22 episódios, o público terá a oportunidade de ver o trabalho de atores como Rodrigo Lombardi, Marcos Palmeira, Edson Celulari, Daniel Boaventura, Fabio Assunção, Ângelo Antônio, Caco Ciocler, Danton Mello, Fábio Porchat, Guilherme Winter, Rodrigo Santoro e Humberto Martins.

Longe da tevê desde a novela Cama de Gato (2009), Palmeira é o único do time a participar de dois episódios, na pele de tipos bastante distintos. No capítulo de estreia, "A Justiceira de Olinda", com Juliana Paes, ele é um nordestino apaixonado pela mulher. Já em "A de Menor do Amazonas", ao lado de Maria Flor, ele interpreta um sério executivo. O ator diz que a série lhe deu a oportunidade de mostrar um lado mais cômico. "É interessante porque as pessoas me veem pouco nesta situação de humor", observa.

Escalado para entrar em cena com Leandra Leal, em "A Sexóloga de Floripa", Assunção valoriza o fato de As Brasileiras prestar uma homenagem ao sexo oposto. "Elas são as nossas musas", classifica o ator, que gravou no primeiro semestre de 2010, antes de entrar em Tapas & Beijos: "Foi um convite que achei bacana porque gostei muito de As Cariocas.

Já Humberto Martins aproveitou uma brecha nas gravações de O Astro para atuar ao lado de Isis Valverde em "A Culpada de BH". E ele garante que a entrega da atriz o deixou deslumbrado. "Isis tem uma concentração impressionante, foi uma descoberta para mim", desmancha-se ele, já envolvido com o papel de Seu Nacib em Gabriela, próximo remake das 23 horas previsto para estrear ainda neste semestre.

Sempre atarefado, Santoro conseguiu uma brecha na agenda para gravar com Alice Braga o episódio "A Indomável do Ceará". Segundo o intérprete, a vontade de uma parceria era mútua: "Nós ensaiamos essa ideia por um bom tempo, até que surgiu a oportunidade que me pareceu ótima considerando todos os envolvidos".

Reunião

Escalado para o capítulo "A Viúva do Maranhão", Antony enche de elogios a parceira, Patrícia Pillar, com quem já trabalhou no seriado Mulher, na novela Um Anjo Caiu do Céu e no espetáculo A Paixão de Cristo. E Guilherme Winter, que contracena com Sandy em "A Reacionária do Pantanal", comenta que o resultado da atração foi além de suas expectativas:

"A proposta é divertida. Não poderia deixar passar a oportunidade de trabalhar com Daniel Filho".

CARREGANDO :)
Maria Fernanda Cândido no papel de Sandra, que se esforça para apimentar o casamento
Santoro contracena com Alice Braga no episódio
Daniel Boaventura viverá Jorge, o marido da personagem curitibana
CARREGANDO :)

Maria Fernanda Cândido, que acaba de ser vista como a atormentada primeira-dama da minissérie Brado Retumbante, voltará em breve à telinha com uma personagem bem mais leve em As Brasileiras, produção em 22 episódios que estreia hoje na RPC TV, logo após o Big Brother Brasil 12.

A atriz paranaense é a estrela de "A Perseguida de Curitiba", que deve ir ao ar em 7 de junho. "A Globo tem como regra dar um tempo antes de colocar o ator de volta no ar. Essa data ainda não é definitiva, portanto", explicou a cineasta Tizuka Yamazaki, que dirigiu a história, além de outras sete, sob a supervisão de Daniel Filho, diretor-geral do projeto.

Publicidade

As Brasileiras, que tem como inspiração textos do jornalista e cronista Sérgio Porto (1923-1968), também conhecido como Stanislaw Ponte Preta, tem como episódio de estreia "A Justiceira de Olinda", dirigido por Cris D’Amato. Juliana Paes é Janaína, uma fogosa morena pernambucana apaixonada pelo marido Anderson (Marcos Palmeira), muito assediado pelas mulheres da vizinhança.

Desconfiada de que o companheiro a está traindo com sua amiga Valquíria (Leona Cavalli), Janaína, tal como uma versão feminina e tupiniquim de Otelo, é levada a cometer desvarios por causa das fofocas que circulam no bairro.

Recatada

A curitibana Sandra, interpretada por Maria Fernanda Cândido, é diferente da jovem vingativa e arrebatada de Olinda. Em entrevista à Gazeta do Povo, concedida por telefone do Rio de Janeiro, Tizuka Yamazaki adiantou que, embora não possa revelar muito sobre a trama, a protagonista é uma mulher bem casada, devotada à família, que resolve apimentar sua relação com o marido (Daniel Boaventura) e acaba se colocando em uma situação meio absurda, envolvendo um assaltante (Paulo Vespúcio).

Tizuka conta que embora o elenco não tenha vindo a Curitiba, gravando suas cenas em estúdio, uma segunda unidade da equipe veio à cidade para captar imagens externas de pontos identificáveis que serão usados na edição final do episódio. Segundo Tizuka, também foram gravadas cenas com uma dublê da atriz Maria Fernanda Cândido, para cenas que mostram a personagem em fuga pelas ruas da capital paranaense.

Publicidade

A diretora conta que, ao ser convidada por Daniel Filho para integrar a equipe de diretores de As Brasileiras , ele já chegou com uma lista de possíveis atrizes para cada um dos episódios. "O nome de Maria Fernanda Cândido nos pareceu uma escolha natural para viver o papel da protagonista porque, apesar de ser natural de Londrina, viveu em Curitiba e tinha o sotaque da cidade dentro dela."

Nas cataratas

"A Perseguida de Curitiba", no entanto, não será a única mulher do Paraná em As Brasileiras. A paulista Mariana Ximenes protagoniza outro episódio que tem como cenário uma cidade do estado. Ela será Liliane, personagem central de "A Adormecida de Foz do Iguaçu", A exibição está está prevista para ir ao ar em 26 de abril.

Letícia Sabatella, embora seja mineira de nascimento, cresceu em Curitiba, mas vai viver na série a protagonista do episódio "A Apaixonada de Niterói", que tem estreia prevista na Rede Globo para 19 de abril. Monique, sua personagem, é uma mulher capaz de loucuras para conquistar o homem amado, vivido por Caco Ciocler.

Serviço

Publicidade

As Brasileiras. Episódio "A Justiceira de Olinda" estreia nesta quinta-feira, às 23h10, na RPC TV.