Reconhecido pela excelência em balé clássico, com direito a uma escola de dança que é celeiro de jovens talentos na área, o Ballet Teatro Guaíra vem, cada vez mais, dedicando-se à dança contemporânea. Uma prova de que, além do clássico, o corpo formado por 35 bailarinos e dirigido por Carla Reinecke está atualizado quanto às novas técnicas de dança poderá ser conferida hoje, amanhã e domingo, no Guairinha, quando a companhia estréia sua mais nova coreografia, Morningdog/Dancingday/Piggynight.

CARREGANDO :)

O nome esquisito e composto por palavras que soam desconexas – a tradução é algo como cachorro da manhã/dia de dança/noite do porquinho – é coerente com a proposta do coreógrafo do espetáculo, o venezuelano radicado na Holanda David Zambrano. Trabalhando com dança há mais de 20 anos, como bailarino, coreógrafo e educador, Zambrano já esteve em mais de 40 países ministrando oficinas para cerca de 25 mil alunos. Utilizando a improvisação como princípio básico de criação, ele é autor da técnica de dança flying low (voando baixo), método conhecido em todo o mundo, que consiste em estabelecer as relações do bailarino com o chão sob o qual estes se movimentam.

A convite de Carla Reinecke, Zambrano voltou a Curitiba – o coreógrafo já havia estado na capital paranaense em 2003, ministrando um workshop promovido pela Casa Hoffmann – para ensinar sua técnica aos bailarinos da companhia, encontro que acabou dando origem a Morningdog/Dancingday/ Piggynight. "Gostei muito do workshop e achei que seria uma boa experiência para os bailarinos. Apesar de ainda fazermos espetáculos de balé clássico, como o Quebra Nozes, estamos indo cada vez mais para o caminho da dança contemporânea", explica a diretora do BTG.

Publicidade

A coreografia tem duração de 30 minutos e é composta por 15 bailarinos, que não permanecem parados um segundo sequer. "Eles movimentam-se o tempo todo, estabelecendo conexões entre si e com o meio ambiente", conta Carla.

Junto à coreografia do venezuelano, o BTG completa o repertório do espetáculo com Caixa de Cores, de Luiz Fernando Bongiovanni.

Serviço: Espetáculo Morningdog/Dancing day/Piggynight, do Ballet Teatro Guaíra. Guairinha (R. XV de Novembro, s/n º). Hoje e amanhã, às 20h30 e domingo às 19 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (estudantes). Mais informações pelo telefone (41) 3322-2628.