Como atividade paralela do II Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação, acontece, neste fim de semana, em Curitiba, a Mostra de Cinema Latino Americano, com exibições gratuitas no Cine Luz. O cineasta paulista Eduardo Escorel, participa da abertura do evento na sexta-feira (28). Na programação será exibido o longa "Terra em Transe" e o documentário "Notícias de Uma Guerra Particular". A programação da Mostra começa com a exibição do filme "Vocação do Poder" (Brasil, 2005), às 15 horas, e logo em seguida haverá um bate-papo com Eduardo Escorel, diretor do longa. Natural de São Paulo, Escorel iniciou sua carreira como assistente de direção e foi colaborador de uma série de documentários chamada "Caravana Farkas". Montou "Terra em Transe", "Macunaíma", "Eles Não Usam Black-tie" e "Cabra Marcado para Morrer", alguns dos filmes mais importantes do cinema nacional. Entre outros, dirigiu: "Lição de Amor" (1975), "Ato de Violência" (1979), "O Cavalinho Azul" (1983), "Chico Antônio - o Herói com Caráter" (1983), "1930 Tempo de Revolução" (1990), "A Guerra Civil" (1992), "Ulysses Cidadão" (1993), "O Assalto ao Poder".
No sábado, às 15h30, será exibido "Terra em Transe" (Brasil, 1967), de Glauber Rocha. O filme trata sobre o transe político pelo qual passam os países da América Latina. Considerado o mais importante e polêmico filme do cineasta baiano Glauber Rocha é um dos precursores do Cinema Novo e do movimento tropicalista, "Terra em Transe" tornou-se um clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967.
A mostra ainda exibirá o documentário "Notícias de Uma Guerra Particular", de João Moreira Salles e Kátia Lund, e os vídeos vencedores do III Putz, o Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba. Confira a programação completa:
Sexta (28)15hVocação do Poder (Brasil, 2005)Direção: Eduardo Escorel e José JoffilyElenco: André Luiz Filho, Antônio Pedro Figueira Mello, Carlos Caiado, Felipe Santa Cruz, MC Geléia, Márcia Teixeira. Duração: 110 minIdioma: Português sem legendasGênero: DocumentárioSinopse: A campanha realizada por 6 candidatos ao cargo de vereador do Rio de Janeiro durante as eleições municipais de 2004. Um panorama das ações de cada candidato durante todo o processo eleitoral, desde as convenções partidárias até a apuração dos votos. 17hBate-papo com Eduardo Escorel
Sábado (29)15h30Terra em Transe (Brasil, 1967)Direção: Glauber RochaElenco: Paulo Autran, Jardel Filho, Glauce Rocha, José Lewgoy e Paulo Gracindo.Duração: 115 minIdioma: Português sem legendasGênero: DramaSinopse: Terra em Transe é um espetáculo poético, sobre o transe político pelo qual passam os países da América Latina. Considerado o mais importante e polêmico filme de Glauber Rocha e um dos precursores do Cinema Novo e do movimento tropicalista, Terra em Transe tornou-se um clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967. 17h30Notícias de uma Guerra ParticularDireção: João Moreira Salles, Kátia LundDuração: 56 minIdioma: Português sem legendasGênero: DocumentárioSinopse: Eleito um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival É Tudo Verdade, Notícias de uma guerra particular é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. 19hVocação do Poder (Brasil, 2005)
Domingo (30)15h30Notícias de uma Guerra Particular 17hTerra em Transe (Brasil, 1967)19hVídeos vencedores do 3º Putz - Festival Universitário de Cinema e Video de CuritibaDuração Total: 93min
Serviço:Cine Luz (Rua XV de Novembro, 822). Entrada franca.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Deixe sua opinião