• Carregando...

Como atividade paralela do II Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação, acontece, neste fim de semana, em Curitiba, a Mostra de Cinema Latino Americano, com exibições gratuitas no Cine Luz. O cineasta paulista Eduardo Escorel, participa da abertura do evento na sexta-feira (28). Na programação será exibido o longa "Terra em Transe" e o documentário "Notícias de Uma Guerra Particular". A programação da Mostra começa com a exibição do filme "Vocação do Poder" (Brasil, 2005), às 15 horas, e logo em seguida haverá um bate-papo com Eduardo Escorel, diretor do longa. Natural de São Paulo, Escorel iniciou sua carreira como assistente de direção e foi colaborador de uma série de documentários chamada "Caravana Farkas". Montou "Terra em Transe", "Macunaíma", "Eles Não Usam Black-tie" e "Cabra Marcado para Morrer", alguns dos filmes mais importantes do cinema nacional. Entre outros, dirigiu: "Lição de Amor" (1975), "Ato de Violência" (1979), "O Cavalinho Azul" (1983), "Chico Antônio - o Herói com Caráter" (1983), "1930 – Tempo de Revolução" (1990), "A Guerra Civil" (1992), "Ulysses – Cidadão" (1993), "O Assalto ao Poder".

No sábado, às 15h30, será exibido "Terra em Transe" (Brasil, 1967), de Glauber Rocha. O filme trata sobre o transe político pelo qual passam os países da América Latina. Considerado o mais importante e polêmico filme do cineasta baiano Glauber Rocha é um dos precursores do Cinema Novo e do movimento tropicalista, "Terra em Transe" tornou-se um clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967.

A mostra ainda exibirá o documentário "Notícias de Uma Guerra Particular", de João Moreira Salles e Kátia Lund, e os vídeos vencedores do III Putz, o Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba. Confira a programação completa:

Sexta (28)15hVocação do Poder (Brasil, 2005)Direção: Eduardo Escorel e José JoffilyElenco: André Luiz Filho, Antônio Pedro Figueira Mello, Carlos Caiado, Felipe Santa Cruz, MC Geléia, Márcia Teixeira. Duração: 110 minIdioma: Português – sem legendasGênero: DocumentárioSinopse: A campanha realizada por 6 candidatos ao cargo de vereador do Rio de Janeiro durante as eleições municipais de 2004. Um panorama das ações de cada candidato durante todo o processo eleitoral, desde as convenções partidárias até a apuração dos votos. 17hBate-papo com Eduardo Escorel

Sábado (29)15h30Terra em Transe (Brasil, 1967)Direção: Glauber RochaElenco: Paulo Autran, Jardel Filho, Glauce Rocha, José Lewgoy e Paulo Gracindo.Duração: 115 minIdioma: Português – sem legendasGênero: DramaSinopse: Terra em Transe é um espetáculo poético, sobre o transe político pelo qual passam os países da América Latina. Considerado o mais importante e polêmico filme de Glauber Rocha e um dos precursores do Cinema Novo e do movimento tropicalista, Terra em Transe tornou-se um clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967. 17h30Notícias de uma Guerra ParticularDireção: João Moreira Salles, Kátia LundDuração: 56 minIdioma: Português – sem legendasGênero: DocumentárioSinopse: Eleito um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival É Tudo Verdade, Notícias de uma guerra particular é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. 19hVocação do Poder (Brasil, 2005)

Domingo (30)15h30Notícias de uma Guerra Particular 17hTerra em Transe (Brasil, 1967)19hVídeos vencedores do 3º Putz - Festival Universitário de Cinema e Video de CuritibaDuração Total: 93min

Serviço:Cine Luz (Rua XV de Novembro, 822). Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]