Participações especiais
Ana Carolina + 1 registra encontros da cantora com artistas diversos
Duetos
Maria Bethânia ("Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar"); Angela Roro ("Homens e Mulheres"); Seu Jorge ("Tá Rindo, É?"); Roberta Sá ("Milhares de Sambas"); Luiz Melodia ("Cabide"); Gilberto Gil ("Torpedo"); Maria Gadú ("Mais Que a Mim"); Chiara Civello ("Resta"); Zizi Possi ("Ruas de Outono"); Antônio Villeroy ("Heroína e Vilã"); Esperanza Spalding, voz e baixo, e Daniel Jobim ao piano ("Traição"). Extra: John Legend ("Entreolhares").
Sozinha
"10 Minutos" e "8 Histórias"
Ana Carolina encontra Maria Bethânia debaixo de uma árvore, entre olhares cúmplices e espelhos redondos que pendem dos galhos, para dublar "Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar". A encenação abre o DVD Multishow Registro Ana Carolina + 1 (dirigido por Monique Gardenberg), um projeto de encontros com artistas com os quais a cantora mineira não seria identificada de imediato. Maria Bethânia é apenas a primeira de uma lista em que figuram Gilberto Gil, Luiz Melodia, Roberta Sá e Esperanza Spalding e na qual não falta Seu Jorge.
A base de Ana Carolina + 1 é o repertório do seu disco anterior, N9ve, lançado há apenas quatro meses. Inédita, apenas "Mais Que a Mim", gravada com a estreante Maria Gadú, de quem Ana se aproxima mais no timbre do que na intensidade da interpretação. A novidade do projeto fica então basicamente por conta dos convidados e a mineira está, de fato, bem acompanhada.
No dueto de abertura, que Bethânia havia gravado sozinha no disco Pirata, Ana divide os vocais respeitando os contornos que a baiana delimitou em sua interpretação original com o pendor dramático em comum entre as duas intérpretes e o equilíbrio delicado que Bethânia domina. Parcerias como essa, em que a anfitriã acomoda sua voz potente e grave em arranjos mais refinados ou mais simples, nos dois casos tomando emprestadas qualidades de seus convidados, são os momentos mais felizes do registro. O proveito dos encontros, afinal, está no que se aprende com o outro.
"Traição" é um exemplo de como o canto arrebatador de grandes públicos de Ana ganha sofisticação, quando acompanhado ao piano por Daniel Jobim, e ao baixo e voz pela ascendente cantora norte-americana de jazz Esperanza Spalding, em estúdio.
Se Ana vai de samba, também sobra menos espaço para seus gritos e fraseados prolongados. A intérprete se suaviza para acompanhar Roberta Sá no lento "Milhares de Sambas". Mas, ainda que o resultado sonoro seja interessante, o visual é comprometido por escolhas duvidosas, como a abertura com um inexplicável travelling em torno de uma estátua neoclássica até alcançar uma escadaria de cimento cenários de um samba, vale lembrar. Aliás, gênero defendido frescor com por Luiz Melodia, parceiro da suingada "Cabide".
Mesmo quando a intérprete de "Garganta" se livra de maneirismos no canto, não resiste a frisar cada intenção das letras com caras e bocas. Ana não poupa lábios mordidos enquanto espera Angela Roro dar conta de seus versos em "Homens e Mulheres", uma declaração de desejo pelos dois sexos. Seus fãs mais entusiasmados com as interpretações quase agressivas vão se refestelar ouvindo "10 Minutos". A iluminação vermelha sobre a noite escura prepara o ambiente para dramalhão: "Fora!", canta uma atordoada (e raivosa) Ana Carolina, dedo em riste contra a câmera.
Além do DVD, Ana Carolina + 1 chega às lojas um CD correspondente, com dez das 14 faixas do registro em vídeo.
Serviço
Ana Carolina + 1 CD (R$ 19,90) e DVD (R$ 34,90). GG1/2
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião