O compositor italiano Ennio Morricone, famoso pelas trilhas sonoras de filmes de faroeste como "O Bom, o Mau e o Feio" e "Por um Punhado de Dólares", receberá um Oscar honorário na cerimônia de fevereiro, disseram os organizadores nesta quarta-feira.
Morricone, 78 anos, compôs mais de 300 trilhas sonoras de filmes durante sua carreira de 45 anos, mas nunca ganhou um Oscar. Ele foi indicado cinco vezes, por "Cinzas no Paraíso" (de 1978), "A Missão" (1986), "Os Intocáveis" (1987), "Bugsy" (1991) e "Malena" (2000).
O Oscar honorário, determinado pelo conselho diretor da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, foi concedido este ano para o cineasta Robert Altman, que morreu mês passado.
"O conselho reconheceu não apenas o número notável de trilhas produzidas por Morricone", disse o presidente da Academia, Sid Ganis, "mas também o fato de que tantas delas são obras-primas populares e muito apreciadas."
Morricone também foi o autor das trilhas de "Era uma vez na América", "Cinema Paradiso", "Politicamente Incorreto", "Na Linha de Fogo", "A Gaiola das Loucas" e de "Leningrad", que será lançado em 2008.
A 79ª edição do Oscar acontecerá em Hollywood, no dia 25 de fevereiro.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia