"Ensaio sobre a cegueira", do brasileiro Fernando Meirelles, estréia nesta sexta-feira (3) nos Estados Unidos e, teve recepção de morna para negativa por parte da imprensa especializada americana. Publicações importantes do mercado cinematográfico, como a "Variety" e o jornal "The New York Times", criticaram a produção.
O "New York Times" ataca o trabalho do diretor e de seu elenco, mas afirma que o longa tem também pontos positivos. "Não é um grande filme, principalmente porque não consegue transcender a fragilidade de sua fonte. Mas é, apesar disso, pleno de exemplos de como seria um bom filme." Já a "Variety" foi mais cruel. "O drama astuto de Meirelles raramente atinge a força visceral, a tragédia profunda e a ressonância humana da prosa de Saramago." O "Hollywood Reporter" divulgou: "O filme é provocativo, mas também previsível. Ele choca, mas não surpreende".
No site Metacritics.com, que reúne os textos divulgados pela imprensa e faz um balanço das avaliações dos críticos, "Ensaio sobre a cegueira" está com cotação 47 (de 100), baseada em 22 resenhas.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião