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O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro | Divulgação/Prime Shows
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro| Foto: Divulgação/Prime Shows

Vai faltar pescoço para tanto canino afiado. Mal estreou em São Paulo, o espetáculo Educação Sentimental do Vampiro, da Sutil Companhia de Teatro, dirigido por Felipe Hirsch, sobre o universo de Dalton Trevisan, já provocou algumas manifestações acaloradas – e outras nem tanto. No blog de Daniel Piza (blog.estadao.com.br/blog/piza), o colunista comenta a peça: "Experimental e popular ao mesmo tempo, a montagem nos faz pensar num Nelson Rodrigues visto por Gerald Thomas, mas sem moralismo nem pedantismo. Em Dalton, as chamadas perversões não são busca de redenção; são inextricáveis do ser humano, como um daltonismo moral. Dessa terra e desse estrume é que nasceu esse verbo".

Mas, é precisamente essa proximidade com a obra de Gerald Thomas que despertou a grande parte da polêmica. Segundo ironiza Thomas em seu blog (geraldthomas.blog.uol.com.br), ao ver fotos do espetáculo de Hirsch no caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo, se perguntou se estariam fazendo uma exposição com fotos do seu arquivo, sem avisá-lo.

Sobre isso, escreveu Hirsch, em texto publicado também no blog de Thomas: "Gerald, eu estou tratando de Dalton Trevisan, amigo. Nunca gastaria meu tempo imitando o passado. Te admiro sim, mas fico com pena de você pegando caronas nessas polêmicas. Seu trabalho faria mais por você. Você nunca sentou no teatro para assistir uma peça minha, acredito que nunca venha a fazer isso, então tente falar sobre algo que reconheça. (...)". Ao que Thomas respondeu: "(...) Não preciso mais de nenhuma polêmica, nenhuma reportagem, ao contrário de você que sequer se apresentou fora desse eixo Curitiba/São Paulo e pouco no Rio. E não se apresentará enquanto não achar a pincelada própria. E a tua resposta foi a própria daqueles que não querem refletir e/ou parar um segundo pra pensar se o ‘outro’ pode ou não ter razão. Jogam tudo pro fato de eu querer chamar atenção. Pra quê? Já chamo mesmo!".

Inspiração ou não, a proximidade da peça de Hirsch com alguns espetáculos de Thomas, sobretudo os da década de 80, pode se justificar pelos cenários, criados por Daniela Thomas, ex-mulher de Gerald; e pela escolha do elenco, que conta com a participação de Luiz Damasceno e Magali Biff, que também já trabalharam com Gerald. Melhor preparar alguns dentes de alho...

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