Quatro filmes terão exibição única e gratuita hoje à noite, em Curitiba. Dois deles, o curta O Xadrez das Cores, de Marco Schiavon, e o longa Roble de Olor, de Rigoberto López, compartilham o racismo como tema e serão exibidos dentro da programação da 1.ª Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro e Latino, no Centro de Convenções de Curitiba, a partir das 20 horas. No mesmo horário, na Cinemateca de Curitiba, estréia o curta-metragem Devoção, do cineasta paranaense Geraldo Pioli. Também será exibida a produção anterior do diretor, O Templo das Musas.
A história de O Xadrez das Cores é sobre Cida, mulher negra que passa a trabalhar para Maria, uma viúva idosa e sem filhos. A patroa é racista e desconta seus preconceitos na empregada, que inicialmente aceita o jogo por precisar do dinheiro. As coisas mudam quando Cida cria um plano para se vingar, por meio de um jogo de xadrez. A produção recebeu o prêmio de melhor curta, segundo o júri popular do Festival de Cinema Brasileiro de Miami, e foi finalista do Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro de 2005.
A exibição do curta será seguida da projeção do longa-metragem cubano Roble de Olor. O filme narra uma história de amor ambientada na primeira metade do século 19, em Cuba, quando uma bela mulher negra de Saint-Domingue (Haiti) casa-se com um comerciante alemão, recém-chegado à ilha caribenha. Eles vivem uma relação amorosa enquanto implementam a maior plantação de café de Cuba, enfrentado racismo e intolerância no local.
Simultaneamente à programação da 1ª Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro e Latino, o cineasta paranaense Geraldo Pioli estréia na Cinemateca de Curitiba o inédito Devoção. "É fruto de uma procupação minha com a chuva. Quando a gente filmou Aldeia e O Templo das Musas, choveu muito. Então, pensei em fazer um filme no qual pudesse usar a chuva", comenta o diretor. A história é sobre uma comunidade acometida pela seca, que reza por uma dádiva divina. "Tanto no discurso do padre, como no filme, a chuva é o personagem principal", diz Pioli. O filme foi rodado em janeiro na Colônia Rebouças, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.
Em seguida, será reapresentado o curta O Templo das Musas. O filme é uma homenagem ao cinema, e narra a relação entre os personagens Paulo e Emílio com nove mulheres. Os nomes dos personagens centrais são uma homenagem ao celebrado crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes. No fim, Pioli faz uma homenagem a Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.
Programação
Leia abaixo onde e quando acontecem as exibições dos filmes.
* O Xadrez das Cores, de Marco Schavion (RJ), e Roble de Olor, de Rigoberto Lópes (Cuba). 1.ª Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro e Latino. Centro de Convenções de Curitiba (R. Barão do Rio Branco, 370), (41) 33228955. Hoje, às 20 horas. Entrada franca.
* Devoção e O Templo das Musas, de Geraldo Pioli. Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174), (41) 3321-3252. Hoje, às 20 horas. Entrada franca.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”