Nem um pequeno grupo de música de câmara, nem uma pequena orquestra. A formação que se apresenta hoje (16) e amanhã (17), na Capela Santa Maria é uma variação intermediária de ambos: dois violinos, uma viola, um violoncelo e um piano, ou seja, um quinteto.
Nos instrumentos, estarão alguns dos músicos mais renomados do país o Quarteto Camargo Guarnieri, de São Paulo e a pianista russa, radicada em Curitiba, Olga Kiun. No repertório, serão interpretadas duas peças do período romântico, uma de Robert Schumann (18101856) e outra César Franck (18221890).
"São peças muito bem escritas e estão entre as mais importantes do repertório para esse tipo de conjunto", explica Olga Kiun, que se apresenta pela primeira vez ao lado dessa formação do Quarteto, composta por Elisa Fukuda (violino), Cláudio Micheletti (violino), Renato Bandel (viola) e Raiff Dantas (violoncelo).
A parceria atraiu o interesse dos compositores por oferecer, com um número reduzido de músicos, grandes possibilidades de timbres, dado o complemento que a natureza percussiva do piano traz à característica melódica dos instrumentos de cordas, gerando um equilíbrio. As ideias são normalmente desenvolvidas sinfonicamente, estando o naipe das cordas representado por cada um de seus instrumentos e o restante da orquestra representado pelo piano.
Concurso
Além disso, as peças Schumann e Franck serão interpretadas pelos finalistas do 1.º Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, que acontece em Florianópolis, de 3 a 10 de julho. O evento conta com participação de Olga, que será uma das juradas e do Quarteto Camargo Guarnieri, que irá acompanhar os concorrentes da etapa final na execução de quintetos de Brahms, Dvorák, Schumann e Franck.
"Podemos dizer que a escolha do repertório deste concerto deu-se por necessidade, porque precisávamos conhecer melhor as peças que serão apresentadas no concurso, mas também por amor às obras", justifica a pianista.
Serviço
Concerto de Olga Kiun e Quarteto Camargo Guarnieri. Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Cons. Laurindo, 273), (41) 3321-2840. Dias 16 e 17, às 20 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Classificação indicativa: livre.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas