A disputa pelas estatuetas douradas do Oscar promete ser acirrada em 2007, de acordo com as indicações anunciadas ontem, em Beverly Hills (EUA), pela atriz mexicana Salma Hayek e por Sig Genis, presidente da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Com várias confirmações e algumas surpresas, a lista de concorrentes ficou bem dividida entre vários títulos, sendo liderada por Dreamgirls Em Busca de um Sonho, que recebeu oito indicações, mas nenhuma nas categorias principais. Estas foram dominadas por Babel (sete), A Rainha (seis), O Labirinto do Fauno (seis), Os Infiltrados (cinco), Diamante de Sangue (cinco), Pequena Miss Sunshine (quatro) e Cartas de Iwo Jima (quatro).
O caótico painel político e social de Babel, criado pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, foi indicado a melhor filme, diretor, roteiro original, montagem, trilha sonora e duplamente para atriz coadjuvante, com Adriana Barraza e Rinko Kikuchi. As dificuldades da rainha Elizabeth II em se manifestar em relação à morte da princesa Diana são mostradas em A Rainha, de Stephen Frears, nomeado para melhor filme, diretor, roteiro original, trilha sonora, figurino e atriz com Helen Mirren.
Voltando aos filmes de gângsteres em Os Infiltrados, Martin Scorsese conseguiu sua sexta indicação ao Oscar de direção a produção foi nomeada ainda a melhor filme, ator coadjuvante para Mark Wahlberg, roteiro adaptado e montagem. Mas o cineasta americano, que nunca ganhou uma estatueta dourada, deve estar muito preocupado: Clint Eastwood, vencedor de dois Oscars como diretor, concorre novamente ao prêmio com Cartas de Iwo Jima, drama épico falado em japonês sobre uma batalha ocorrida na Segunda Guerra Mundial, fita também nomeada a melhor filme, roteiro original e efeitos sonoros A Conquista da Honra, outra produção de Eastwood sobre o mesmo tema, mas com a visão americana da batalha, foi indicada aos Oscars de melhor som e efeitos sonoros.
A simpática e lucrativa produção independente Pequena Miss Sunshine (custou US$ 8 milhões e arrecadou quase US$ 60 milhões só nos EUA), de Jonathan Dayton e Valerie Francis, fecha a lista de indicados a melhor filme, concorrendo também nas categorias roteiro original, ator coadjuvante (o veterano Alan Arkin) e atriz coadjuvante (a atriz-mirim Abigail Breslin).
Mexicanos
A temporada pode ser considerada excepcional para a trinca de diretores mexicanos formada por Alejandro González Iñárritu, Guilhermo Del Toro e Alfonso Cuáron. Juntos, seus filmes conseguiram 16 indicações: as já citadas sete de Babel, de Iñárritu; seis para O Labirinto do Fauno, de Del Toro, e três para Filhos da Esperança, de Cuáron.
A elogiada produção de Del Toro, ambientada no período da Guerra Civil Espanhola, é a grande favorita a melhor filme estrangeiro (representando o México), depois que o cotadíssimo Volver, de Pedro Almodóvar não recebeu sua indicação para a categoria a fita do cultuado diretor espanhol concorre apenas com Penélope Cruz como atriz principal. A fantástica viagem audiovisual de O Labirinto do Fauno foi reconhecida ainda com as nominações a melhor roteiro original, fotografia, direção de arte, figurino e maquiagem. Já Filhos da Esperança concorre como melhor roteiro adaptado, fotografia e montagem.
Favoritos
Da lista divulgada pela Academia, talvez a única barbada seja a premiação para a inglesa Helen Mirren como atriz principal, por A Rainha. Entre os atores, Forest Whitaker, que interpreta o ditador africano Idi Amin em O Último Rei da Escócia, sai na frente na disputa depois de ter vencido o Globo de Ouro, mas Leonardo DiCaprio também está bem cotado por Diamante de Sangue, em que interpreta um mercenário na África. Entre os coadjuvantes, destaque para Eddie Murphy e Jennifer Hudson, ambos de Dreamgirls, mas a categoria é sempre a mais surpreendente do Oscar, premiando muitas vezes verdadeiras zebras.
Na direção, a Academia deve finalmente consagrar Martin Scorsese, mas não se deve esquecer de Clint Eastwood, ainda mais porque Cartas de Iwo Jima é um filme mais elogiado pela crítica do que Os Infiltrados.
A situação é mais complexa na categoria melhor filme, depois da premiação inesperada de Crash No Limite no ano passado. Cartas de Iwo Jima e Os Infiltrados começam na frente, mas Babel e Pequena Miss Sunshine podem surpreender.
Alguns dos filmes indicados já estão em cartaz em Curitiba e a maioria deve estrear na cidade nas próximas semanas, antes da premiação do Oscar, que acontece no dia 25 de fevereiro.