NOVA YORK - O guitarrista Eric Clapton vai seguir o exemplo de Bob Dylan e Sting e lançar uma biografia cobrindo 40 anos de sua carreira como o maior guitarrista de rock e blues de sua era e contando como "foi ao inferno e retornou", anunciou a editora Doubleday na quinta-feira.

CARREGANDO :)

A Doubleday, nos Estados Unidos, e a Century, na Grã-Bretanha, ambas pertencentes à Bertelsmann AG, disseram que vão publicar o livro simultaneamente no segundo semestre de 2007.

Segundo as empresas, Clapton recebeu "um adiantamento substancial". Fontes do setor editorial afirmam que o valor ficou entre US$ 4 e 6 milhões.

Publicidade

Clapton vai falar abertamente de sua vida, incluindo a trágica morte de seu filho, que caiu da janela de um apartamento em Nova York, e dos loucos anos no mundo do rock, afirmou David Drake, representante da Doubleday.

- Eric Clapton tem 60 anos, está bem casado e feliz com sua vida. Ele se sente preparado para fazer uma retrospectiva honesta, incluindo todos os podres - disse Drake. - Ele está disposto a escrever francamente sobre seus altos e baixos, sobre como foi ao inferno e voltou.

Filho ilegítimo de um soldado canadense e uma inglesa, Clapton tocou com alguns dos melhores músicos de blues e rock de seu tempo e sobreviveu a fases de dependência da heroína e de consumo alcoólico intenso.

Christopher Simon Sykes, amigo íntimo do músico desde 1967, vai colaborar com ele na redação do livro.

O livro de Bob Dylan, "Crônicas - Vol 1", que esteve nas listas dos mais vendidos e já recebeu prêmios literários, servirá de modelo para o livro de Eric Clapton, disse Drake.

Publicidade

- O modelo que visualizamos é do tipo do livro de Bob Dylan, que vai trazer à tona a voz própria de Eric Clapton. Ele vai se envolver intensamente no processo de redação - disse Drake.

Uma caixa de CDs de Clapton será lançado pela Warner Brothers na época do lançamento do livro, disse a editora. Além disso, antes do livro chegar às lojas, o guitarrista fará uma turnê.

Eric Clapton se apresentou na Grã-Bretanha recentemente numa reunião do Cream, incluindo o baixista Jack Bruce e o baterista Ginger Baker. O grupo vai tocar em Nova York ainda este mês.