Duas exposições que remetem ao cotidiano serão inauguradas neste início de julho em Curitiba. A partir de segunda-feira (2), o fotógrafo Eric Souza abre a mostra "Simplesmente Curitiba" no Folha Seca Bar, às 19h30.
A exposição fotográfica exibe aspectos da capital paranaense que estão presentes no dia-a-dia dos cidadãos mas que por vezes passam despercebidos. Eric Souza é do Rio de Janeiro, mas mora em Curitiba há mais de 15 anos. Adepto da "fotografia pura", livre de manipulações, o ele utiliza um equipamento totalmente mecânico-manual e adota a película em preto-e-branco como suporte para suas imagens.
Na terça-feira (3), acontece a abertura da exposição "Casa", do artista plástico Luiz Carlos Brugnera, no Salão Paraná do Memorial de Curitiba, a partir das 19h. Produzida pelo Instituto Paranaense de Arte, a mostra reúne instalações inspiradas em uma releitura de objetos e espaços da própria casa do artista. São instalações que reproduzem memórias de fragmentos de portas, colunas e tapetes, criadas a partir de desenhos em grafite e convertidas em peças de arte tridimensionais.
Paranaense por adoção, Brugnera nasceu em Espumoso (RS), em 1966, mas hoje vive entre Cascavel e Curitiba. No extenso currículo de Brugnera constam 30 prêmios em salões oficiais, com destaque para o 26º Salão Nacional de Artes Plásticas de Belo Horizonte, quinto e sexto Salão da Bahia, 2º Arte em Selo XXIV Bienal de São Paulo, 55º, 57º, 58º e 60º Salão Paranaense de Artes Plásticas.
Serviço: "Simplesmente Curitiba", de Eric Souza. De 2 a 29 de julho (segunda a sexta-feira, das 17h às 2h, e sábados, das 12h às 2h). Folha Seca Bar (Rua Petit Carneiro, 394, Água Verde). Couvert a R$ 6,00."Casa", de Luiz Carlos Brugnera. Salão Paraná 2º andar do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, Setor Histórico. De 3 de julho a 12 de agosto (de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e sábados e domingos, das 9h às 15h). Entrada franca. Informações com Luiz Ernesto Meyer no (41) 3223-8424 ou (41) 9914-4344.