• Carregando...
A escola de samba vencedora, em Paranaguá, resgatou as tradicionais marchinhas dos anos de ouro do carnaval | Henry Milleo / Gazeta do Povo
A escola de samba vencedora, em Paranaguá, resgatou as tradicionais marchinhas dos anos de ouro do carnaval| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo

Desfile

Espaço sideral na avenida do samba

Abrindo o desfile das escolas de samba do grupo especial, a Leões da Estradinha entrou na avenida por volta das 22h30. Campeã do grupo de acesso no ano passado, a agremiação homenageou a Escola de Samba Cartolas de Prata, extinta em 1992, dando continuidade ao samba enredo de 1991 "O neguinho sumiu" e cantando "O sonho de um neguinho no espaço sideral". Com 350 componentes, a escola levou para a avenida as histórias sobre o espaço sideral, que povoam a imaginação de adultos e crianças.

Segunda a passar pela avenida, a União da Ilha arrancou aplausos do público com o samba-enredo contagiante "Abram alas que a Ilha vai passar". A escola da Ilha de Valadares, bairro mais populoso de Paranaguá, levou para a avenida o saudosismo das tradicionais marchinhas dos anos de ouro do carnaval.

Cantando os segredos e a mística que envolve a alquimia, a Escola de Samba Filhos da Gaviões foi a penúltima a se apresentar. O destaque ficou para a comissão de frente da escola, que mostrou a formação do universo por meio de uma explosão de luz.

Para encerrar o desfile, a Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, segunda colocada no carnaval do ano passado, cantou os encantos e mistérios do mar. (EL e CJ)

 |

Folia em Tibagi

A chuva de granizo que caiu ontem em Tibagi, nos Campos Gerais, não desanimou os foliões. Com o tempo bom logo após o temporal, 20 mil pessoas lotaram a principal avenida da cidade para conferir o desempenho das quatro escolas de samba. Passaram 1,2 mil componentes na avenida, mostrando o resultado de dois meses de trabalho sobre o tema "A felicidade se conta em contos", concentrado em personagens de histórias infantis. O carnaval de rua continua hoje, com matinê e show noturno.

A cidade de Paranaguá conheceu na manhã de ontem as campeãs do carnaval 2012. União da Ilha, escola de samba da Ilha de Valadares, que levantou o público no último domingo, foi a grande vencedora do grupo especial. A decisão foi apertada e a escola terminou com 100 pontos – apenas um ponto à frente da segunda colocada.

A agremiação Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa fi­­cou em segundo lugar e, em terceiro, veio a Filhos da Gaviões com 95 pontos. A Escola de Sam­­ba Leões da Estradinha, primeira a desfilar no domingo e que su­­biu para o grupo especial em 2011, foi rebaixada e voltou para o grupo de acesso. Ela ficou com 91,5 pontos.

Neste ano, duas escolas deixam o grupo de acesso e voltam a integrar o grupo especial para o Carnaval 2013: Ponta do Caju, re­­baixada em 2011, com 82,5 pontos, e Vila Alboit. A decisão foi to­­mada porque a escola São Vicente, sete vezes campeã do carnaval parnanguara, pediu licença da folia e não desfilou neste ano, abrindo espaço para mais uma agremiação no grupo especial.

O desfile das campeãs será feito hoje, a partir das 19 horas, na Avenida Arthur de Abreu, em Paranaguá.

Samba no pé

A avenida do samba de Para­­naguá ficou pequena para a festa do desfile das escolas de samba do grupo especial, realizada no último domingo. Os foliões compareceram em peso, lotando as arquibancadas, os camarotes e es­­paços vagos ao longo da via. A festa teve início às 21h30, com a passagem do Bloco Amigos do Samba, que comemorou 10 anos de folia e colocou o público para sambar.

Entre os integrantes do Bloco Amigos do Samba que desfilaram estava a servente Maria Rosa Cunha Costa, de 59 anos, emocionada por fazer parte do bloco pela primeira vez. "Sempre tive vontade de desfilar no Amigos do Samba, mas nunca tinha tido oportunidade. Foi maravilhoso", disse.

Com muita energia, Maria Rosa esperava, por volta da 1 ho­­ra, a confirmação de que poderia sair também pela escola Moci­­dade Unida do Jardim Santa Rosa, última a desfilar. "E estou muito animada. A gente está vivo, não é? Arranja fôlego", brincou ela.

Na noite do último sábado, três escolas do grupo de acesso desfilaram em Paranaguá: Acadêmicos do Litoral do Paraná, Comunidade Unida da Vila Alboit e Unidos da Ponta do Caju.

Caiobanda reuniu cerca de 300 mil pessoas

A Caiobanda, que saiu na noite de domingo da praia de Caiobá em direção ao Centro de Mati­­nhos, pela Avenida Atlân­­tica, reuniu milhares de veranistas na orla para curtir o carnaval. A estimativa é de que os dois trios elétricos embalaram cerca de 300 mil pessoas, bem mais foliões do que na noite anterior, no sábado, quando a Matimbanda reuniu cerca de 200 mil foliões.

A festa começou por volta das 21 horas, com a Banda na Me­­dida no trio elétrico Skalla, agitando a multidão. No trio Tre­­mendão, a banda de mesmo nome colocou todo mundo para dançar músicas de todos os estilos: teve desde pagode, samba e axé até sertanejo e tradicionais marchinhas de carnaval.

E a festa continuou em Ma­­tinhos, com mais trio elétrico na orla depois das 21 horas para quem ainda tinha fôlego no penúltimo dia de carnaval.

Guaratuba

Em Guaratuba, foi realizada na noite de ontem a principal festa de carnaval da cidade, com a tradicional Banda de Gua­­ratuba. Também teve desfile da escola de samba Unidos de Guaratuba, de uma ala da escola de samba curitibana Mo­­cidade Azul e de mais dois blocos carnavalescos de An­­to­­nina.

Hoje tem mais festa na orla, a partir das 14 horas, com trio elétrico e músicas de todos os gostos no último dia de carnaval.

Enredo relembrou chuvas em Antonina

A terceira noite de carnaval na cidade histórica de Antonina, no último domingo, começou com muitas cores e alegria no desfile das escolas de samba da cidade. Milhares de pessoas acompanharam a festa na Avenida do Sam­­ba, no Centro Histórico.

A primeira escola a desfilar, por volta das 22 horas, foi a Unidos do Portinho, que levantou o público com o enredo "És meu orgulho Portinho". Na sequência, entrou a escola Batuqueiros do Samba, que teve como tema "O Carnaval é uma doce ilusão".

A terceira a entrar na Avenida do Samba foi a escola Brinca pra Não Chorar, com o enredo "A África é influência na cultura brasileira". No início da madrugada, mas ainda animando quem estava com pique na plateia, entrou a escola de samba Batel, cantando "Lendas e Su­­perstições", seguida da Filhos da Capela com o enredo "An­­tonina levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima", lembrando a união do povo antoninense após a tragédia com as chuvas no início de 2011.

A última escola a entrar na avenida foi a Leões de Ouro, por volta das 4 horas da manhã, puxando os foliões com o enredo "21 anos de espetáculo, história e paixão", sobre a tradição do grupo carnavalesco.

Concurso

Na noite de ontem, a folia ficou por conta do tradicional e animadíssimo Concurso das Es­­candalosas, realizado também na Avenida do Samba. A festa reuniu muita gente e, é claro, mui­­tos homens vestidos de mulher, com direito a saltos, maquiagens elaboradas, unhas postiças e muito glamou na passarela.

* * * * *

Interatividade

Você gostou do carnaval 2012? Para onde você foi? Conte como você se divertiu neste feriadão.

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]