Agenda
Memórias Literárias de Dois Séculos
Universidade Federal do Paraná, Edifício D. Pedro I Anfiteatro 400 (R. General Carneiro, 460). Dia 20, às 10 horas. Entrada franca.
O escritor português Amadeu Lopes Sabino é o convidado do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Federal do Paraná deste sábado, 20, às 10 horas. Na palestra Memórias Literárias de Dois Séculos, o autor discutirá a passagem dos séculos 20 para o 21 por um prisma subjetivo. Quando começou realmente o século 21? O que nos resta do século anterior? O que já se pode definir como característico do presente século? Essas são algumas das perguntas que o pensador colocará em debate, além de questionar as visões europeia e portuguesa/brasileira da contemporaneidade. Retratos literários do passado e do presente surgirão em sua fala.
Sabino é autor de várias obras de ficção, como Vidas Apócrifas (2005) e A Cidade do Homem (2010).
O conterrâneo Álvaro Manuel Machado escreveu sobre o colega, a quem o tema do exílio e da política internacional são caros, que sua pena destila "uma irônica interrogação sobre o passado dito glorioso de Portugal e, simultaneamente, um pendor autorreflexivo, cosmopolita e quase autobiográfico".
O evento é gratuito e aberto ao público.
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião