Dois nomes consagrados da literatura brasileira e internacional já estão confirmados para o projeto Autores e Ideias, realizado pelo Sesc-PR e que em 2012 chega a sua terceira edição: a brasileira nascida no Chile Carola Saavedra (autora de Paisagem com Dromedário e Flores Azuis) e o angolano José Eduardo Agualusa (de Barroco Tropical). Ambos farão parte do primeiro ciclo de discussões literárias, que tem início em abril e passará por cinco cidades do interior do estado além da capital Curitiba: Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Cornélio Procópio.
Coordenado pelo técnico de literatura do Sesc-PR, Márcio Norberto, o evento trará oito nomes da literatura, ainda não confirmados, para circular em duplas pelas cidades onde o Sesc está presente. Para ele, o objetivo é difundir o gosto pelos livros e provocar a reflexão acerca de diversos assuntos no Paraná: "O interior do estado, mesmo em cidades maiores como Londrina e Maringá, tem uma limitação de eventos literários e de contato com escritores, fundamental para o incentivo à leitura. Trazer um escritor africano de renome mundial, como o Agualusa, que nunca esteve no Paraná, é um acontecimento para o estado".
Como nas edições anteriores, os debates propostos pelo Autores e Ideias, que acontecem durante os meses de abril, maio, agosto e outubro, são unificados por um tema abrangente. O deste ano, intitulado A Literatura: No Registro de Nossas Reinvenções, foi desenvolvido pelo escritor e jornalista curitibano Luís Henrique Pellanda, que assina a curadoria desta edição. "Muitas ideias defendem o fim das vanguardas, das utopias, e de coisas mais materiais, como o jornal e o livro impresso. Buscar maneiras de se adaptar para não perecer é um recurso que passa também pela literatura e pelo uso da língua", explica o escritor sobre o tema. Pellanda também assume outro papel nessa edição de Autores e Ideias: o de palestrante. "Realizaremos esse ano uma série de palestras voltadas a professores e profissionais da literatura, como bibliotecários e agentes literários, para deixar ideias na cidade e contribuir para a formação intelectual da sociedade", explica Márcio Norberto.
O primeiro subtópico, que contará com a presença dos dois escritores já confirmados, trata justamente das palavras. "A mesa se chama A Reinvenção da Língua Portuguesa no Mundo Literário. Existe um interesse crescente pela língua portuguesa, é uma das mais faladas do mundo, mas ainda não tem representação literária ou política. E será que o Brasil e a África lusófona ainda precisam parecer exóticos aos olhos dos estrangeiros, como em Jorge Amado? É um assunto que pode ser discutido com propriedade tanto pela Carola Saavedra, que nasceu no Chile e morou na Alemanha e na Espanha, quanto pelo Agualusa, que tem livros publicados em vários países", comenta Pellanda.
Deixe sua opinião