Sessão corrida
Debates A Cinemateca continuará este ano o ciclo de debates com realizadores de cinema que promoveu ano passado. O Ciclo de Debates no Cinema Brasileiro: Novas Tendências acontecerá sempre na última segunda-feira do mês, na própria Cinemateca, depois da exibição de filmes. Estão previstas sete edições para este ano.
Cinema de arte Os amantes do gênero não têm do que reclamar. Além da reforma da Cinemateca, que continuará priorizando em sua programação filmes de arte e produções que normalmente ficam fora do circuito comercial, as novas salas do Novo Batel prevêem incluir no seu programa mostras e fitas independentes.
De uma coisa os curitibanos não vão poder reclamar: está cada vez maior o número de salas de cinema na capital. A chegada dos multiplexes nos últimos anos impulsionou o mercado de entretenimento e levou muitos dos cinemas já existentes a reformarem suas salas e aumentarem o conforto dos espectadores.
É o caso da Cinemateca de Curitiba, em reforma desde dezembro do ano passado, e com previsão para reabertura ao público dia 9 de maio. A sala João Batista Groff, de 130 lugares, ganhou um novo sistema de climatização e som, além de um elevador que vai dar acesso aos três andares do prédio. Um estúdio de cinema começará a funcionar no local e conta com equipamentos como câmeras, refletores, estúdio de som e ilhas de edição, abertas a profissionais locais e à população em geral.
A estrutura será utilizada também pelos alunos matriculados no Curso Prático de Cinema, cuja primeira edição deste ano será de 2 de junho a 23 de julho, na própria Cinemateca. Com módulos de roteiro, história do cinema, cinema brasileiro, produção, direção, fotografia, som, finalização e edição cada um ministrado por um profissional da área o curso prevê a realização de um filme em digital. Os interessados devem ficar atentos ao site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br), onde estará o edital para o processo seletivo, a ser realizado em maio.
Repertório
O Cine Novo Batel, localizado no shopping de mesmo nome, já há algum tempo aposta no cinema de repertório. Atualmente estão sendo construídas quatro novas salas, com previsão para junho deste ano. Cada sala do Multiplex Novo Batel terá uma média de 160 lugares. Segundo o gerente do cinema, Mendel Aronis, os filmes de arte continuarão fazendo parte do programa, assim como a programação infantil, que terá uma sala exclusiva. A sala atual de 294 lugares também será reformada, assim que as novas estiverem abertas ao público.
Um reforma está prevista para julho também nos cinemas do Shopping Curitiba. O grupo foi pioneiro em Curitiba na exibição de filmes em shoppings, e passará por uma reforma completa a primeira em seus oito anos de existência. Segundo a gerência do cinema, todo o sistema de projeção será substituído e a reforma vai incluir o espaço interno e a fachada das salas que continuarão em número de seis.
Tela gigante
Que tal assistir um filme numa tela com dimensões de estádio de futebol? O grupo Tacla, responsável também pelo Shopping Crystal, numa parceria com a empresa canadense Imax, vai inaugurar em Curitiba um novo multiplex, que contará com uma tela gigante e tecnologia digital de som e imagem. Com inaguração prevista para 2008, no Shopping Palladium que será o maior do sul do país , as dez novas salas prometem inovar com um formato de imagem ainda inédito no Brasil. A previsão é de que a tela maior alcance 15 metros de altura o equivalente a um prédio de cinco andares. Grandes estúdios estão realizando produções já pensando no formato, que existe também em outros 36 países.
Deixe sua opinião