A instalação "Ghost gu Coming down the Mountain", do artista plástico e dissidente chinês Ai Weiwei ficou incompleta. Uma visitante idosa que passava por uma exposição retrospectiva do artista no Centro Andaluz de Arte Contemporânea de Sevilha, na Espanha, quebrou um dos 96 vasos de porcelana que compõem a obra, ao tropeçar em uma das peças.
Instalada em um dos salões do Monastério de la Cartuja, a obra foi concebida por Ai Weiwei em 2005 e é de propriedade da Fundação Faurschou, de Copenhague, na Dinamarca. Os jarros de porcelana formam oito fileiras com uma dúzia de peças em cada uma, perfeitamente alinhados, de modo que os visitantes possam andar ao redor. Segundo o responsável pela mostra, o seguro do museu vai assumir os custos de reparação da peça.
O diretor do centro cultural, José Antonio Álvarez Reyes, e os organizadores da mostra disseram em comunicado que o centro espanhol tomou todas as medidas necessárias para preservar a obra e entrou em contato com o próprio Weiwei para informar o artista do ocorrido.
Desde o acidente, a sala onde se encontra a obra de Ai Weiwei está fechada para visitação, sem previsão de reabertura.
Deixe sua opinião