Serviço
Dialogue of Shadows (Diálogo de Sombras)
Curta-metragem. Espaço Itaú de Cinema. Hoje, às 16h15. R$ 5 e R$ 2,50 (meia-entrada).
A paisagem remete a um lugar bucólico. Homem e mulher, separados por um lago-abismo, concentram discursos sobre amor, tédio e religião. Ao longo da narrativa, vão traçando linhas de pensamentos que se encontram e desencontram, de acordo com o tom escolhido.
Diálogo de Sombras, dos franceses Jean Marie-Straub e Danièle Huillet, joga com a quietude do espectador através do diálogo, colocando-o numa linha tênue entre o pensamento racional e o devaneio dos personagens. "É pelo tédio que descubro uma alma em mim", é sentença emblemática e exemplo de alguns dos aforismos utilizados ao longo do curta para alavancar as discussões dos temas-base.
Parte da mostra Outros Olhares, que traz ao público filmes experimentais, de abordagem diferente daquelas encontradas no cenário cinematográfico comercial, a inventividade dos diretores revela-se através da forma de filmagem há poucos tipos de enquadramento e movimentos de câmera e de linguagem --, além do método de interpretação do roteiro: os atores leem integralmente o texto, do início ao fim.
Straub e Huillet conseguem, enfim, trazer novas perspectivas a assuntos tratados em outras obras de forma pouco aprofundada e nada reflexiva.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares