• Carregando...
Adaptação de um conto popular espanhol, A Pereira da Tia Miséria é o primeiro espetáculo do Núcleo Às de Paus | Fernando Henrique de Oliveira
Adaptação de um conto popular espanhol, A Pereira da Tia Miséria é o primeiro espetáculo do Núcleo Às de Paus| Foto: Fernando Henrique de Oliveira

Filho da Miséria, Fome saiu pelo mundo sem paradeiro e o público é convidado a aguardá-lo ao lado de sua mãe e outros personagens que se reúnem ao redor de uma pereira, única fonte de alimento para dois garotos que esperam a ausência de Tia Miséria para subir na árvore e roubar os seus frutos. Enquanto Fome não volta, Miséria não arreda o pé de perto da sua pereira, nem mesmo quando a Morte vem lhe visitar. A senhora idosa engana a Morte e decide viver para esperar o filho que nunca retorna e, por causa dele, o mundo padece.

Adaptação de um conto popular espanhol, "A Pereira da Tia Miséria" é o primeiro espetáculo do Núcleo Às de Paus, grupo de teatro de rua criado em Londrina em 2008. No último sábado, dia 31 de março, a companhia fez a sua última apresentação no Fringe deste ano – o terceiro do qual participa. Foi, também, a 70ª exibição da peça que já percorreu diversos estados brasileiros e, no ano passado, recebeu o Troféu Gralha Azul, concedido pelo governo do Paraná aos melhores do teatro estadual, nas categorias de melhor espetáculo, ator (Guilherme Kirchheim) e figurino.

O prêmio, pela primeira vez entregue a um grupo fora de Curitiba, coroou a trajetória de um espetáculo fabuloso que coloca seus atores sobre pernas de pau e reúne diversos elementos do teatro popular para contar uma história mágica que fala a todos os públicos e emociona a plateia. Prova disso foram os aplausos empolgados de um público numeroso que se reuniu ao redor da pereira da Tia Miséria no fim de tarde de sábado (31) no Largo da Ordem.

A princípio, a apresentação estava prevista para acontecer às 16 horas na Praça da Espanha, mas por conta dos shows que aconteciam dentro da programação do Empório Soho, evento gastronômico que ganhou a praça na sexta e no sábado, o espetáculo precisou ser transferido, na última hora, para o Largo. A mudança repentina gerou descontentamento do público que aguardava a apresentação na praça e precisou se deslocar do Batel até o centro histórico.

Idas e vindas à parte, quem aguardou para assistir à peça teve a oportunidade de conferir um trabalho sensível de um grupo que, apesar de jovem, dá provas de maturidade e talento. "A Pereira da Tia Miséria" não é só "uma história pra cantar", como anuncia o elenco, em coro, no início do espetáculo. É pra se guardar, com carinho, na memória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]