Sabe quando um filme antigo ganha versão em DVD, com imagem e som remasterizados, mas ainda é, irremediavelmente, um filme antigo? Essa é a sensação de ouvir Essas Parcerias, de Francis Hime, lançado pela primeira vez em CD ou relançado, se se considerar o LP de 1984 pela carioca Biscoito Fino. Cada uma das 12 faixas do disco soam como aquilo que são: MPB dos anos 80. Talvez sejam os teclados Yamaha com batidas e efeitos eletrônicos , tocados por Hime em dez das 12 músicas; talvez, a voz de Hime, tão identificada com os anos 80 como o rosto de Charles Chaplin o é com o cinema mudo.
O álbum reúne, já diz o título, as parcerias do maestro Hime com figuras históricas da MPB. De longe, a participação mais importante é a de Chico Buarque, co-autor das letras de "Qualquer Amor" interpretada por Olivia Hime, mulher do artista e uma das proprietárias da gravadora Biscoito Fino e co-cantor em "Parceiros", ao lado do próprio Hime e de Milton Nascimento.
"Primeiro cruzamos caminhos/ Corremos o verde do tempo/ Pisamos o chão como índios/ Nascemos do mesmo luar/ E, então inventamos o futuro/ Juramos a cumplicidade/ E só essa lei nos regia/ Até que a viola chegou", diz a letra escolhida para abrir o disco.
Considerado um dos trabalhos mais importantes e menos conhecidos da discografia de Hime, Essas Parcerias conta também com as vozes de Gilberto Gil ("Um Carro de Boi Dourado"), Gal Costa ("Um Dueto"), Elba Ramalho ("Cara Bonita") e Simone ("O Sinal"). As demais canções são parcerias de composição entre elas "Flor de Laranjeira" (Cacaso), "Laços de Serpentina" (Toquinho), "Movimento da Vida" (Fátima Guedes) e "Mariana" (Ivan Lins e Vítor Martins).
"Perdición", co-escrita com Geraldo Carneiro, é a música em que o "efeito anos 80" é mais evidente: "Consulto a tumba/ Meio de araque/ Plaquetiplaque/ Ela replica". Simone cantando "O Sinal" também é do baú: "Por que é que você não me assalta?/ Não me agarra?/ Sacode?/ Diz que me gosta ou desgosta?/ Pergunta o que sinto/ E espera a resposta?/ É o sinal, é o sinal, é o sinal".
A faixa com o casal Hime é das mais belas, interpretando "Qualquer Amor", de Chico Buarque o compositor que, como escritor, está levando todos os prêmios literários do país com o livro Budapeste. Suas letras se sustentam sozinhas. Quem se dispõe a interpretá-las, tem o trabalho de não atrapalhar. Fazendo direito, não tem erro.
Assim como um filme antigo remasterizado, Essas Parcerias tem um valor histórico, além do musical. É um disco que serve como um instantâneo da época em que foi lançado, uma amostra de como a MPB era feita 20 anos atrás. É um disco datado no bom sentido. GGG
Boa companhia
Faixa a faixa, quem acompanha Francis Hime em Essas Parcerias (os compositores aparecem entre parênteses). Metade das faixas são interpretadas somente por Hime.
"Parceiros" (Francis Hime com Milton Nascimento) Interpretada por Hime, Nascimento e Chico Buarque
"Um Carro de Boi Dourado" Composta e interpretada por Hime e Gilberto Gil
"Flor de Laranjeira" (com Cacaso)
"Laços de Serpentina" (com Toquinho)
"Movimento da Vida"(com Fátima Guedes)
"Um Dueto" (com Capinam)Interpretada por Hime e Gal Costa
"Cara Bonita" (com Olivia Hime)Interpretada por Hime e Elba Ramalho
"Perdición" (com Geraldo Carneiro)
"Promessas, Promessas"(com Abel Silva)
"O Sinal" (com Alberto Abreu)Interpretada por Hime e Simone
"Qualquer Amor" (com Chico Buarque)Interpretada por Olivia Hime
"Mariana"(com Ivan Lins e Vítor Martins)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião