• Carregando...

O carnavalesco Joãosinho Trinta permanece internado no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. Segundo boletim divulgado no fim da manhã desta quinta-feira, seu estado de saúde é considerado grave pelos médicos e exige acompanhamento multidisciplinar. Joãosinho teve um acidente vascular cerebral e está internado no CTI em virtude de uma insuficiência respiratória aguda, conseqüência de uma crise convulsiva que teve na terça-feira. Na madrugada de quarta-feira, ele foi submetido a uma traqueostomia e respira com auxílio de aparelhos.

Henrique Arthur de Souza, amigo e empresário de Joãosinho Trinta, contou que o carnavalesco não tem plano de saúde. Ele disse que começará uma campanha com amigos e empresas para arrecadar fundos suficientes para saldar as despesas médicas. Segundo Henrique Arthur, dependendo do estado de saúde de Joãosinho, há a possibilidade de transferi-lo para um hospital da rede pública.

Joãosinho Trinta já sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs) - o primeiro em julho 1996 e o segundo em novembro de 2004. Em conseqüência do primeiro AVC, ele perdeu parcialmente os movimentos do braço direito. Recuperado, criou o enredo "Trevas! Luz! A explosão do universo!", que deu à Unidos do Viradouro a vitória no carnaval de 1997.

Em novembro de 2004, Joãosinho preparava o carnaval da Unidos de Vila Isabel, quando passou mal. Foi internado em estado grave. O trabalho no barracão foi concluído por seus assistentes, que levaram à Sapucaí o enredo "Singrando em mares bravios e construindo o futuro".

Joãosinho passou todo o ano de 2005 se recuperando. Foi transferido do Rio para o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, onde fez reabilitação. Por causa do tratamento ao longo de 2005, ele não pôde se dedicar ao carnaval, mas foi um convidado especial da Vila Isabel no desfile deste ano. Joãosinho veio à frente da escola, numa cadeira de rodas. Ele não teve nenhuma participação na elaboração do enredo campeão, "Soy loco por ti, América", do carnavalesco Alexandre Louzada, mas foi reconhecido e aplaudido pelo público.

Já melhor de saúde, anunciou que voltaria ao carnaval em 2007. Chegou a negociar com a Estácio de Sá, vencedora do Grupo de Acesso A, e que no ano que vem desfilará no Grupo Especial. Mas não houve acordo (Joãosinho ofereceu à agremiação um enredo sobre a origem das famílias brasileiras, que a Estácio só considerou viável se tivesse um patrocinador).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]