O aguardado lançamento do filme "Lua nova", sequência da saga "Crepúsculo" que estreia na sexta-feira (20), está sendo usado como chamariz por criminosos na internet, de acordo com alerta divulgado pela empresa de segurança Trend Micro.
Segundo o comunicado desta quinta-feira (19), os analistas de ameaças do TrendLabs, laboratório de pesquisas da companhia de segurança, descobriram outra campanha de FAKEAV se aproveitando da estreia do segundo filme baseado na série de livros sobre vampiros escrita por Stephenie Meyer, e estrelado por Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner.
"Os usuários que procuram notícias e novidades a partir das palavras-chave New Moon premiere live stream acabam encontrando resultados de busca mal-intencionados, que redirecionam a um falso verificador on-line", diz o alerta. "Este, por fim, leva ao download de uma variante do FAKEAV detectada pela Trend Micro como TROJ_FAKEAV.MET".
Ainda de acordo com o alerta, o TROJ_FAKEAV.MET ao ser executado libera arquivos maliciosos e exibe falsos avisos. A mensagem sugere a avaliação de um produto antivírus fictício chamado Security Tool.
"O FAKEAV é conhecido por se aproveitar de notícias atuais e buscas populares ao se infiltrar em mecanismos de busca. Portanto, os usuários devem estar atentos a qualquer URL suspeita quando realizarem buscas on-line", alerta a Trend Micro.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura