São Paulo O Festival de Cannes deixa de lado a "onda asiática no cinema e se volta para a Europa em sua 59.ª edição, que acontece de de 17 a 28 de maio. "A Europa relembra, se é que isso é necessário, que possui um cinema de primeira grandeza, disse o diretor-artístico da mostra, Thierry Frémaux, ao anunciar os longas selecionados.
Dos 19 filmes que disputarão a Palma de Ouro, 13 são europeus. Entre os seis restantes, há quatro dos EUA, um do México e um da China. O italiano Nanni Moretti, o espanhol Pedro Almodóvar, o inglês Ken Loach, o finlandês Aki Kaurismäki estão na "constelação européia de diretores veteranos em Cannes. Moretti apresenta um libelo anti-Berlusconi (Il Caimano). Almodóvar, premiado em Cannes com Tudo sobre Minha Mãe, retorna com outra reflexão sobre o matriarcado (Volver), enquanto Loach (Pão e Rosas) reflete sobre a Irlanda e Kaurismäki fecha sua trilogia finlandesa (Laitakaupungin Valot). Um dos títulos mais esperados, no entanto, é Marie-Antoinette, em que a norte-americana Sofia Coppola se debruça sobre a personagem histórica da rainha (interpretada por Kirsten Dunst) abatida pela Revolução Francesa.
Os cineastas brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas participam do festival como convidados especiais. Eles estão no time de diretores convidados a dirigir o longa coletivo Paris, Je TAime, que abrirá a mostra Un Certain Regard (um certo olhar). A dupla assina o episódio sobre o 16.º arrondissement (bairro) de Paris.
Os curtas-metragens O Monstro, de Eduardo Valente, e Justiça ao Insulto, de Bruno Jorge, são os únicos títulos brasileiros em competição em Cannes. O carioca Valente faz sua segunda participação no festival. Em 2002, ele disputou a mostra da Cinéfondation (dedicada a estudantes de cinema, na qual está Jorge) com Um Sol Alaranjado. Valente concorre na mostra principal de curtas com um filme baseado em conto de Tchecov, em que um pescador se envolve num acidente de trem numa cidade do interior. Justiça ao Insulto é o segundo curta de Jorge, pernambucano radicado em São Paulo, onde o título foi filmado, em 2005. O filme mostra a insistência de um homem branco, portador de deficiência física, para ser insultado.
Deixe sua opinião