Considerado pelo Guiness World Records como o maior do mundo no gênero, o Festival de Dança de Joinville revelou talentos em seus palcos, pelos quais também passaram grandes estrelas e renomadas companhias nacionais e internacionais.
Em 29 edições, teve em 2007 um de seus principais momentos, com a apresentação do russo, radicado nos EUA, Mikhail Baryshnikov. "Foi uma das apresentações mais aguardadas nesses anos todos", aponta a conselheira artística Fernanda Chamma.
Outra mais recente, segundo ela, também responsável por "enorme repercussão", foi a apresentação da atriz e bailarina Cláudia Raia, com o espetáculo "Pernas pro ar", no ano passado.
Histórico
São, contudo, apenas dois episódios de uma trajetória iniciada em 1983, apesar das dificuldades causadas pelas cheias que assolavam Santa Catarina na época. No ano seguinte, o número de participantes quase dobrou, e o evento ultrapassou as divisas do estado ao convidar a Fundação Teatro Guaíra, de Curitiba, para uma apresentação.
Em 1995, o festival ganhou dimensões internacionais ao trazer o Ballet Theatro Bolshoi, da Rússia, e o Stuttgart Ballet, da Alemanha. No ocasião, já eram necessárias quase duas semanas de evento para comportar tantas atrações.
Três anos mais tarde, os principais espetáculos passaram a ser realizados numa arena multiuso criada em função do evento. Não faltava mais nada para o festival deslanchar de vez, sempre trazendo o melhor da dança no Brasil e no mundo.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião